Apresentações teatrais, dinâmicas com bonecos e literatura infantil marcam o 2º dia de atrações da FLIA

As atividades literárias começaram cedo nesta quarta-feira (28), na Praça Conselheiro Rui Barbosa. É que, desde as 8h, profissionais da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) estão no local para receber alunos das escolas municipais, professores, comunidade e intelectuais na programação da 1ª Festa Literária de Alagoinhas (FLIA).

No turno matutino, foram realizadas brincadeiras com bonecos gigantes, contação de estórias para crianças e vendas de livros das editoras baianas.

À tarde, foi a vez do “Circo de Só Ler”, que levou musicalidade, encenação, arte e poesia em 2 espetáculos para incentivar a leitura de uma forma divertida na Praça. A ação é fruto da parceria que começou em outubro, quando o poder público trouxe o grupo de teatro com bonecos para apresentações nas escolas municipais.
Finalizando a série da temporada em Alagoinhas, o grupo levou o circo para a Praça, em apresentações gratuitas abertas à comunidade.

Além dos espetáculos, a FLIA trouxe ainda o lançamento do livro “Era uma vez…Alaflorzinhas”, da autora Izabel Cristina da Silva, que fez uma leitura dinâmica de apresentação da narrativa junto aos alunos de escolas municipais.

A história, narrada por 3 flores, perpassa pontos históricos e culturais da cidade, em uma aventura que promete encantar crianças e adultos.

“Eu fiquei impressionada e achei uma iniciativa interessante, até porque a leitura hoje é algo que está ficando cada vez mais difícil e não é uma cultura nossa. Essa questão literária traz para nós a iniciativa de trabalhar isso em sala de aula, com os alunos. Para eles, vivenciar esse momento, conhecendo autores da própria terra, é fundamental. Eu nunca tinha trabalhado com autores da terra. Fiquei impressionada ao ver Izabel trazer Alagoinhas como um conto de fadas e eu tenho certeza de que isso vai ficar no coração das crianças que vieram hoje. Uma semente foi plantada e vai brotar. Foi maravilhoso. Eu gostei demais!”, revelou a diretora da Escola Érico Veríssimo, Adalira Santana Santos, que levou os alunos para uma visita à FLIA.

A reação de quem passava despretensiosamente pelo centro e encontrou uma estrutura literária montada também foi positiva. Sanara Lima Chagas parou para ver a exposição de livros baianos. “É muito legal e é diferente, porque geralmente a gente não vê isso nas praças, então é bom para quem já se formou e para os alunos que estão saindo agora do colégio”, comentou.

Shirley Santana Cerqueira, que caminhava pelo espaço, concorda. “Uma boa iniciativa. Alagoinhas precisa muito de eventos culturais para jovens e principalmente para as crianças. Esse incentivo à leitura tem que ser feito desde pequeno. Faltava isso na cidade”, ressaltou.

Com Yasmin Barros, de 8 anos, da Escola Eraldo Tinoco, não foi diferente. “Achei legal. Gostei muito do final e da ‘pró’ falando”, contou a estudante.

A programação não se encerra nesta quarta-feira (28). Amanhã, a partir das 8h, bibliotecas comunitárias, estandes de editoras baianas, exposições e dinâmicas continuam na Praça Conselheiro Rui Barbosa.

A partir das 20h, a Prefeitura promove uma homenagem a Maria Feijó, cuja obra serviu de referência para a iniciativa, com leituras, declamação de poemas e homenagens à escritora alagoinhense conduzidas pela Casa do Poeta (CASPAL), também na Praça Rui Barbosa.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo