“Que o estagiário de hoje seja o prefeito de amanhã”, diz Joaquim Neto em evento

Priorizando a educação como um dos principais pilares de desenvolvimento, a Prefeitura de Alagoinhas realizou na manhã desta terça-feira (31) o primeiro evento do Programa de Qualificação Profissional para os estagiários da administração municipal. O projeto prevê o investimento no capital intelectual dos jovens que fazem parte do quadro de colaboradores e, principalmente, incentivo para o crescimento individual e coletivo, na intenção de preparar melhor novos profissionais para o mercado de trabalho.

O secretário de administração, Jean Ander aposta na iniciativa como poder de transformação, “os estagiários são profissionais iniciantes e precisam dessa experiência para entrar no mercado de trabalho, que é um ambiente extremamente competitivo. Nós como poder público temos a obrigação de oferecer oportunidades de desenvolvimento para viabilizar a possibilidade de novas perspectivas”, comentou.

O projeto faz parte de uma série de ações ligadas ao investimento no potencial dos servidores e funcionários, visto que são eles que ministram as palestras, workshops e cursos, cada um conforme sua especialidade, de acordo com a formação técnica e/ou acadêmica. Segundo o secretário de planejamento, Tácio Lobo, a Prefeitura de Alagoinhas está valorizando as potencialidades individuais e promovendo evolução profissional coletiva a partir da troca de experiências.

O anfiteatro do IFBaino estava lotado de estudantes atentos para assistir as palestras sobre “Como desenvolver e a importância dos objetivos de carreira”, ministrada pela diretora administrativa da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) e coach, Lívia Matos. Finalizando a manhã de troca de experiências o secretário de saúde, Moacir Lira palestrou sobre “Ética, relações humanas e proatividade na experiência do estágio”.

“É muito importante para nós a capacitação porque isso nos auxilia no nosso trabalho no dia a dia, na nossa postura profissional e também na vida. Isso faz com que a gente fique mais focado no trabalho”, acredita Vinicius Ferreira, estudante de engenharia sanitária e ambiental e estagiário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Empolgando a plateia, o prefeito Joaquim Neto contou suas experiências profissionais como estagiário do SENAI e da própria Prefeitura de Alagoinhas e motivou os jovens, “a experiência do estágio é fantástica, percebo que vocês trabalham duro e me sinto orgulhoso, por isso estamos investindo em qualificação, acredito que o estagiário de hoje pode ser o prefeito de amanhã, assim como eu. Outro ponto importante é a remuneração que deve ser reavaliada pela gestão, iremos analisar junto com a equipe de planejamento e orçamento a alteração da bolsa estágio”, afirmou.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo