Espetáculo “Ziriguidum – Ideias Abertas para Tocar e Dançar” chega ao Centro de Cultura de Alagoinhas

No próximo sábado (16), às 19h, o palco do Centro de Cultura Olívia Barradas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – será ocupado pelo espetáculo “Ziriguidum – Ideias Abertas para Tocar e Dançar” criado pelo Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (GDC-UFBA) , em parceria com o Núcleo de Percussão da UFBA. As pesquisas para criação desse espetáculo envolveram os dois grupos, formados por alunos e conduzidos por professores. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$5 (meia) com classificação livre.

A inspiração para a criação coreográfica partiu das peças de percussão das obras do repertório do Núcleo de Percussão da UFBA, onde as músicas foram disponibilizadas e cada coreógrafo pesquisou sobre a movimentação corporal relacionada com o universo de alguns sucessos musicais do carnaval “axé”, trazendo reflexões sobre coreografias de massa como fenômeno de controle e produção de “folias momescas”.

O espetáculo simboliza um novo momento da Escola de Dança da UFBA, através da quebra de paradigmas com o protagonismo das Danças Populares, fazendo assim, do “Ziriguidum”, um espetáculo versátil. Atrelado ao espetáculo, às 14h, na Sala Auristela Sá, acontece uma oficina de danças Populares e Ritmos Africanos com inscrição gratuita e classificação livre.

 

Fonte: Centro de Cultura de Alagoinhas – Foto: Rose Nascimento

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo