Alunos da rede municipal se apresentam em Café com Cidadania da Pastoral do Menor de Alagoinhas

Alunos da rede municipal de ensino participaram nesta terça feira (23) da 12ª edição do Café com Cidadania, iniciativa da Pastoral do Menor de Alagoinhas, que debateu o combate ao trabalho infantil. O evento que acontece duas vezes por ano e tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a Secretaria Municipal de Ação Social (SEMAS) e a Ouvidoria do Município.

Ao longo da manhã os jovens dos projetos Mais Cultura e Arca de Noé realizaram apresentações de dança e participaram de um bate papo sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Integraram a mesa de debates a psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Rebeca de Moraes Oliveira, o juz da Vara da Infância e Juventude de Alagoinhas, Murilo Oliveira, a assistente social do programa de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Gabriela Carvalho, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanderlon Santana.

Presente no encontro, o Secretário de educação Fabrício Faro ressaltou a importância da parceira com a Pastoral e o debate do tema. “Hoje a Pastoral atende cerca de 200 alunos da Escola Municipal Menino Jesus, que participam aqui de diversas atividades no turno oposto ao horário escolar, é uma parceria importantíssima para nós”, explicou. “O debate desse tema é muito importante para o nosso município, é essencial realizar esse trabalho preventivo com a população, mostrando que o lugar do jovem é na escola”.

Para a coordenadora da Pastoral, Diva Rabelo a mobilização das instituições de ensino e da população geral para esse tipo de debate é de grande importância para o município e não é possível sem a parceria da prefeitura, “Combater todo dipo de violência infantil é uma missão de todos, principalmente com o poder público, por isso essa parceria com a SEMAS, a SEDUC e a Ouvidoria é tão importante, queremos levar esse alerta a todas essas instituições gerando multiplicadores dessa mensagem”, concluiu.

 

Fonte: SECOM PMA/Fotos: Bigu Góes/SECOM

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo