Romário é um dos deputados mais francos do Brasil, diz NYT

Para o jornal americano The New York Times, o deputado federal Romário é hoje um dos parlamentares “mais francos do Brasil”. A atuação do ex-jogador de futebol na política chamou a atenção do jornal americano, que publicou um extenso perfil sob o título “Do campo para o Congresso, estrela do futebol deixa sua marca”, em tradução livre.

A reportagem destaca a evolução do deputado, eleito em 2010, e sua falta de receio em criticar seus colegas na política.

“Ainda mais surpreendente, Romário – que uma vez casualmente comentou que os outros membros da equipe nacional de futebol chegavam para os treinos da manhã ao mesmo tempo em que ele chegava das discotecas – também está entre os parlamentares mais trabalhadores do Brasil, com um registro quase perfeito de presença”, escreveu o Times

O engajamento do ex-jogador na defesa dos direitos de pessoas com deficiência e as ferozes críticas aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 também foram abordados no texto, publicado no último sábado.

O jornal chega a citar que outros políticos “não convencionais” foram eleitos para o Congresso, como o palhaço Tiririca (PR) e o ex-lutador de boxe Popó (PRB), mas afirma que nenhum deles “tem o poder de estrela de Romário”.

Apesar de destacar sua “evolução pessoal”, a reportagem também pondera que a “controvérsia” parece segui-lo por onde quer que vá. Entre as polêmicas criadas por ele, é citado o fato de ter tido sua carteira de motorista apreendida após se recusar a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca, no Rio.

A reportagem não menciona, no entanto, o atual impasse vivido pelo deputado após deixar o PSB, há duas semanas.

Sua desfiliação do partido pode custar a perda da presidência da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

Romário ainda não se pronunciou sobre os motivos que o levaram a deixar o partido e nem qual será sua próxima legenda, mas já se sabe que ele aventa se tornar prefeito do Rio de Janeiro.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo