29ª Edição da Fenagro viabiliza oportunidades de negócios

fenagro-2016

A capital baiana recebe, de 26 de novembro a 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a Feira Internacional da Agropecuária – Fenagro. A 29ª edição do maior evento do segmento do Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil, viabiliza oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que vão desde a comercialização de produtos artesanais, até leilões de animais com alto padrão genético.

A Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACOOBA), promovida em parceria com o governo do Estado, através das secretarias da Agricultura (Seagri), e de Desenvolvimento Rural (SDR), além de outras instituições. São apoiadores o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.

Uma das atrações desta edição da Fenagro, a Avenida do agronegócio, um corredor localizado no centro do Parque de Exposições de Salvador, reúne secretarias do governo do Estado e instituições ligadas ao segmento, com suas ações e projetos de fomento ao agronegócio, e agentes financeiros, trazendo oportunidades de novos investimentos.

A Avenida também tem atrações para o público em geral, a exemplo da biblioteca móvel do Sesc e o espaço de aulas-show gratuitas de gastronomia, promovidas pelo Senac.

Idealizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), ao longo da Avenida do Agronegócio estarão expostas as razões para se investir na agropecuária da Bahia, a partir da união dos elos (poder público, bancos e entidades de classe). O espaço traz ainda a exposição das potencialidades da agropecuária do Estado, que fazem com que investidores de todo o mundo sejam atraídos para se instalar aqui.

Realizado pela Seagri em parceria com o Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais (CEERI), o V Internacional da 29ª Fenagro visa Fomentar negócios internacionais, promover capacitações e debater temas estratégicos voltados à inovação e o aumento da competitividade da agropecuária baiana. O Salão funcionará entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, na Avenida do Agronegócio, com uma programação composta de workshops e fóruns, idealizados  pelo Corpo Consular da Bahia, e também contará com espaço para comércio entre empresas.

Participam ainda da composição da Avenida do Agronegócio as secretarias da Educação, que apresenta partes do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil, que demarca um tempo novo na história da educação baiana; a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), que vão apresentar ao público o dessalinizador, equipamento que faz o processo físico-químico de dessalinização, retirando sais da água, tornando-a doce, ou potável; e a Secretaria de Turismo do Estado.

Bahia Rural Contemporânea

Simultaneamente à Fenagro acontece a primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Organizado em uma área de 5 mil metros quadrados, o evento vai abrigar, em um mesmo espaço, a VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII Febafes), a Feira Tecnológica da Agroindústria Familiar e o 1º Salão dos Territórios de Identidade da Bahia.

A VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária agrega 150 empreendimentos da agricultura familiar, dos povos e comunidades tradicionais e da economia solidária e tem o objetivo de conceber um espaço para promoção, divulgação e comercialização de produtos dos empreendimentos da agricultura familiar, reforma e economia solidária, bem como promover a capacitação dos expositores e agricultores familiares do estado.

O Bahia Rural Contemporânea também se constitui como um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas e seminários, com uma extensa programação e temas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, da reforma agrária, do empreendedorismo e da economia solidária.

Além da comercialização nos estandes, os expositores irão participar de rodadas de negócios com empresários de redes hoteleiras, supermercados, bares, restaurantes, dentre outros potenciais consumidores desses produtos.

A Feira Tecnológica da Agroindústria Familiar é um espaço de apresentação do processo de industrialização de produtos das principais cadeias produtivas da agricultura familiar, a exemplo do leite, cacau, mel e frutas. No local, serão instalados protótipos de agroindústrias, onde o público poderá interagir, além de apresentar inovações para o setor de empreendimentos agroindustriais.  

No 1º Salão dos Territórios de Identidade da Bahia, os representantes dos Colegiados Territoriais, gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores, irão conhecer e debater as experiências bem sucedidas desenvolvidas em determinadas áreas do conhecimento com abordagem territorial. Serão premiadas, com o valor de até R$ 30 mil, por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), as três boas práticas que alcançarem melhor pontuação.

A 29ª edição da Fenagro tem atividades para toda a família como o Espaço Kids, praça de alimentação com restaurantes diversos, exposição e torneio de animais, aulas de gastronomia gratuitas, entre outros serviços oferecidos ao público, a exemplo das unidades móveis do SAC, do Hemoba e do Ibametro.

Fontes: Ascom/ Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri)/ Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo