Direitos das Pessoas Idosas são debatidos em Conferência Territorial

CONFERÊNCIA 1A III Conferência Territorial dos Direitos das Pessoas Idosas – Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste baiano, com o tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades, foi realizada nesta segunda-feira, 29, na Câmara de Vereadores. O objetivo do encontro é debater temas relevantes em relação ao envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, sensibilizando os participantes em relação ao assunto e mobilizando a sociedade para o direito de envelhecer com dignidade.

Para Márcio Gomes, secretário de Assistência Social, idoso é quem tem o privilégio de viver. “O que vemos hoje, apesar do Estatuto do Idoso, é a rejeição. É desrespeito, é a exclusão social desse grupo etário. Vamos aqui refletir a forma como é tratada a pessoa idosa, peça fundamental para o nosso convívio. No oriente a velhice é sinônimo de sabedoria. Os mais jovens são ensinados sobre a importância de ter pessoas com mais idade dentro de casa”, pontuou.
 
Maria Regina, presidente do Conselho Municipal do Idoso falou sobre a importância da realização da conferência. “Hoje é um dia muito importante para aqueles que fazem parte da terceira idade. Vamos aproveitar da melhor maneira possível os momentos aqui vividos. A velhice não é mais do que era. As pessoas são mais ativas e vivem mais e melhor que antigamente. Velhice não é mais sinônimo de decadência e sim uma oportunidade de viver de modo diferente, o que não significa viver menos”. Segundo ela a proposta dessa reunião é a redescoberta dos valores em qualquer idade para encarar as transformações com serenidade e transparência.

Elizete Portugal representante do Colegiado Territorial do Litoral Norte e Agreste baiano saudou os presentes e pediu compromisso durante os trabalhos. “Estou aqui representando os 22 municípios do Território. Este é um espaço de empoderamento de políticas públicas. Que essa conferência seja de otimismo, que as propostas sejam consistentes, objetivas e o dia seja prazeroso para todos”, finalizou.

Foram discutidos cinco eixos: Pessoa Idosa: empoderamento e protagonismo na conquista e efetivação de seus direitos; Financiamento: criação e gestão dos fundos de direitos da pessoa idosa; Gestão das políticas públicas para a pessoa idosa e Saúde da pessoa idosa. O quinto eixo buscou a efetivação dos direitos dos brasileiros da cidade, do campo e das comunidades tradicionais para envelhecer com: Justiça, Previdência Social, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Habitação, Transporte e acessibilidade. Também discutiu sobre a implementação de ações efetivas de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e promoção de uma cultura de paz.

O grupo de convivência Feliz Idade realizou um apresentação cultural.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Helane Aragão
 
 
 
 
 
 
 
 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo