Alagoinhas: Secretaria da Saúde participa do Dia D contra Dengue e Chikungunya

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) participa neste sábado, 07, do Dia D de Combate à Dengue e à Chikungunya, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde. A Vigilância em Saúde, vinculada à SESAU, realizará uma caminhada com saída da Praça Rui Barbosa até a Praça da Bandeira. Na chegada, haverá palestras para a população, das 7h30 às 13 horas, em um estande que será montado, mostrando os riscos das doenças e como evitá-las. Também está programada a distribuição de folhetos aos motoristas, alusivos ao assunto nas principais sinaleiras do centro.

O secretário de Saúde Reginaldo Paiva convocou a população a participar de campanha, “e que as palestras e os folhetos distribuídos sirvam para que cada morador se torne um agente multiplicador, seguindo as regras de combate ao mosquito transmissor e passando-as para a comunidade”. Informou também que o trabalho dos agentes de endemias, visitando as residências, imóveis comerciais e terrenos baldios, vem sendo realizado diariamente.

Apesar da queda de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença no Brasil no ano passado (2014), o Ministério da Saúde e a SESAU, em Alagoinhas, pedem à população que reforce as medidas de prevenção.

“Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e Chikungunya, é fundamental que a população não deixe a caixa d” água aberta, não acumule vasilhames no quintal, pneus, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas. Com também não acumular água parada para não se transformar em um criadouro do mosquito transmissor das doenças.

O causador de ambas as doenças é o mosquito Aedes Aegypti. A Chikungunya chegou ao Brasil no ano passado, mas a dengue já é velha conhecida no território nacional.

 

Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo