Casa do Boi Encantado terá atividades em novembro

Depois de ser inaugurada em plena abertura da 3ª Bienal da Bahia, em agosto, a Casa do Boi Encantado, situado no antigo Matadouro, na Rua Filadelfo Neto, voltará a ser destaque na vida artístico/cultural de Alagoinhas em novembro, quando estará sediando as Semanas de Arte e Cultura, com início no dia oito e previsão de encerramento no dia 28. A realização é do Movimento de Artistas Plásticos de Alagoinhas (MAPA), das secretarias municipais de Comunicação (SECOM) e a de Cultura, Esporte e lazer (SECEL) e do Centro de Cultura do Estado da Bahia.

No dia oito, na abertura, haverá um sarau literário, com início às 19h. O artista plástico Litho Silva, integrante do MAPA, e um dos idealizadores da semana, afirmou que está sendo estudada a possibilidade da vinda de um artista, ou intelectual, de expressão estadual para participar do sarau. “Ainda não há nada concreto, mas queremos trazer alguém que incentive os jovens à leitura, principalmente para os alunos das redes municipal e estadual”.

Haverá programação diária, denominada Vivências Criativas. Às segundas–feiras, Lytho Silva estará dando curso de modelagem com barro e argila, das 15h às 16h, com inscrições gratuitas ao público; nas terças-feiras, a artista Márcia Almeida mostra produção de objetos de cerâmica; às quartas-feiras será a vez do grafite com Pinho Blures; às quintas-feiras haverá ensaio fotográfico com Amilton André e Naiane O., e, encerrando a semana, todas as sextas haverá sarau.

A Casa do Boi Encantado (ex-Matadouro) passou a ser o mais novo ‘templo’ artístico do município. Artistas locais e de todo o estado estão interessados em expor no local. A iniciativa para reestruturação da ‘casa’ partiu do Movimento de Artistas Plásticos de Alagoinhas (MAPA), em parceria com o executivo municipal. O imóvel é de propriedade da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e o MAPA conseguiu a liberação para a reforma pela Prefeitura.

De acordo com o secretário André Nunes (SECEL), “a Casa do Boi Encantado é mais um espaço para expandirmos a nossa cultura”.
Fonte: SECOM Alagoinhas/ Foto: Divulgação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo