13 de Fevereiro de 2013: 150 anos da primeira viagem de trem entre Salvador e Alagoinhas

VIA FERREA 1Em menos de um mês, no dia 13 de Fevereiro, Alagoinhas terá motivos para comemorar uma data importante para sua história: 150 anos da primeira viagem de trem entre Salvador e a cidade, que certamente foi um acontecimento que teve repercussão para além das fronteiras da Província da Bahia, que começava a ser ligada pela linha férrea construída pelos ingleses.

No Segundo Império, a Província da Bahia teve mais ministros no Gabinete Imperial do que São Paulo, prova cabal de sua importância política e econômica.

Com a estrada de ferro, Alagoinhas ingressou no jogo político e econômico da província, pois se tornou ponto obrigatório de passagem para quem se deslocava da Cidade da Bahia para o imenso sertão e vice-versa. Só mais tarde, depois de quase 20 anos, os trilhos chegaram a Juazeiro, ligando o norte à capital da província.

As tropas federais que pelejaram contra o beato Antônio Conselheiro  no quase estéril sertão da Bahia  passaram por Alagoinhas utilizando como meio de deslocamento a estrada de ferro ( e os trens, naturalmente).

Na Revolução de 30, as tropas comandadas por Juarez Távora também passaram pela terras alagoinhenses e enfrentaram uma refrega nas proximidades de Sauípe, como está registrado em diversos livros, dentre os quais “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, do jornalista Mário Magalhães, obra recente que obteve grande aceitação dos leitores.

13 de Fevereiro: 150 anos da primeira viagem de trem entre Salvador e Alagoinhas. Dia 2 de Julho: 160 anos de emancipação política do município.

Alagoinhas, muitas histórias para contar. E muito mais história para resgatar.

VIA FERREA 3

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje