Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura nova sede do CREAS

Garantir absoluto sigilo, conforto, acessibilidade e segurança aos usuários. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) inaugurou a nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na noite de ontem (2). Localizada na Rua Aristides Maltez, 32, Parque Alagoinhas, próximo à Liga Baiana Contra o Câncer, a sede conta com recepção, cozinha, salas amplas e individuais, espaços de convivência e recreação.

O CREAS é um serviço do Governo Federal em parceria com o município que atende desde crianças a idosos em situação de violação de direito. São oferecidos acompanhamentos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), assistentes sociais, psicólogos, advogados. O objetivo é acompanhar e orientar essas famílias no intuito de amenizar ou, até mesmo, sanar essa violação de direito. São realizados trabalhos de grupo, palestras entre outros.

FOTO CREASNa solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Paulo Cezar, da secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, secretários de outras pastas, vereadores e servidores municipais, o chefe do executivo parabenizou toda a equipe da SEMAS e ressaltou o trabalho desenvolvido pela secretaria. “Já somos referência nacional no quesito social. Gostaria de agradecer o empenho de todos por mais essa conquista e, em especial, a secretária Tatiana pelo trabalho”, pontuou.

É considerada violação de direito todas as ações relacionadas à violência física, psicológica, emocional, negligência, abandono, além das questões como os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, em meio aberto, a chamada Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviço a Comunidade (PSC). No CREAS são atendidas demandas espontâneas, quando a pessoa passa pela porta do centro e resolve fazer uma denúncia da violação de direitos, mas a maior parte dos atendimentos é oriunda do Disque 100 que repassa os casos para a SEMAS e, consequentemente, ao CREAS. Além dos encaminhamentos ao Ministério Público, Conselho Tutelar, Justiça e toda a rede do sistema de garantia do direito.

Para a secretária Tatiana Andrade, esse novo espaço proporcionará mais sigilo e conforto aos usuários, como também para os funcionários que poderão exercer as atividades com mais eficiência. “Para toda a equipe é um prazer enorme poder dar mais conforto, dignidade e garantir todos os diretos desses cidadãos. São pessoas que já passam da porta de entrada com muitos direitos violados. Pensando nisso que a SEMAS passa a oferecer esse espaço maior atendendo a todos os requisitos técnicos de um CREAS”, disse.

Ainda segundo a secretária, novos funcionários serão convocados através da seleção pública que foi realizada em fevereiro. Para a coordenadora do CREAS, Alexsandra Pestana, ´essa nova casa’ é a realização de um sonho. “Hoje. nós estamos com uma sede localizada no centro da cidade, perto do ponto de coletivo, que vai garantir melhor o sigilo dos usuários, o conforto e gás extra para realizarmos esse trabalho”, afirmou a coordenadora.

João Rabelo, secretário de Governo, participou do evento e reiterou o compromisso da gestão municipal no desenvolvimento das questões sociais. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, que em seu entendimento, possui diversos programas em destaque no país.

O CREAS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem intervalo de almoço.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André – SECOM/PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo