Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura nova sede do CREAS
Garantir absoluto sigilo, conforto, acessibilidade e segurança aos usuários. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) inaugurou a nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na noite de ontem (2). Localizada na Rua Aristides Maltez, 32, Parque Alagoinhas, próximo à Liga Baiana Contra o Câncer, a sede conta com recepção, cozinha, salas amplas e individuais, espaços de convivência e recreação.
O CREAS é um serviço do Governo Federal em parceria com o município que atende desde crianças a idosos em situação de violação de direito. São oferecidos acompanhamentos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), assistentes sociais, psicólogos, advogados. O objetivo é acompanhar e orientar essas famílias no intuito de amenizar ou, até mesmo, sanar essa violação de direito. São realizados trabalhos de grupo, palestras entre outros.
Na solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Paulo Cezar, da secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, secretários de outras pastas, vereadores e servidores municipais, o chefe do executivo parabenizou toda a equipe da SEMAS e ressaltou o trabalho desenvolvido pela secretaria. “Já somos referência nacional no quesito social. Gostaria de agradecer o empenho de todos por mais essa conquista e, em especial, a secretária Tatiana pelo trabalho”, pontuou.
É considerada violação de direito todas as ações relacionadas à violência física, psicológica, emocional, negligência, abandono, além das questões como os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, em meio aberto, a chamada Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviço a Comunidade (PSC). No CREAS são atendidas demandas espontâneas, quando a pessoa passa pela porta do centro e resolve fazer uma denúncia da violação de direitos, mas a maior parte dos atendimentos é oriunda do Disque 100 que repassa os casos para a SEMAS e, consequentemente, ao CREAS. Além dos encaminhamentos ao Ministério Público, Conselho Tutelar, Justiça e toda a rede do sistema de garantia do direito.
Para a secretária Tatiana Andrade, esse novo espaço proporcionará mais sigilo e conforto aos usuários, como também para os funcionários que poderão exercer as atividades com mais eficiência. “Para toda a equipe é um prazer enorme poder dar mais conforto, dignidade e garantir todos os diretos desses cidadãos. São pessoas que já passam da porta de entrada com muitos direitos violados. Pensando nisso que a SEMAS passa a oferecer esse espaço maior atendendo a todos os requisitos técnicos de um CREAS”, disse.
Ainda segundo a secretária, novos funcionários serão convocados através da seleção pública que foi realizada em fevereiro. Para a coordenadora do CREAS, Alexsandra Pestana, ´essa nova casa’ é a realização de um sonho. “Hoje. nós estamos com uma sede localizada no centro da cidade, perto do ponto de coletivo, que vai garantir melhor o sigilo dos usuários, o conforto e gás extra para realizarmos esse trabalho”, afirmou a coordenadora.
João Rabelo, secretário de Governo, participou do evento e reiterou o compromisso da gestão municipal no desenvolvimento das questões sociais. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, que em seu entendimento, possui diversos programas em destaque no país.
O CREAS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem intervalo de almoço.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Foto: Amilton André – SECOM/PMA