Vilas-Boas sobre Rússia: ‘Em nenhum momento a gente está falando de vacina’

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, negou a possibilidade de aplicação da vacina russa na população baiana nos próximos meses. Durante a vistoria da construção da Policlínica de Narandiba nesta segunda-feira (17), o secretário afirmou que as conversas tanto com a Rússia, quanto com a China, são para estudos da fase 3 de reabertura.

“Em nenhum momento a gente está falando de receber vacina para aplicar na população. As conversas que estão sendo tratadas tanto com a Rússia e a China são para se fazer estudo da fase 3. A conversa é para fazer pesquisa e não aplicação”, disse.

Questionado pelo bahia.ba sobre uma nova onda do vírus no país, como vem acontecendo na Europa, o secretário afirmou que a Bahia vem se preparando para essa situação.

“Todos os lugares que reabriram tiveram uma segunda onda. Por isso que nós criamos um colchão de leitos para poder absorver essa segunda onda, nós estamos trabalhando com taxa de ocupação de UTI inferiores a 60% na capital e estamos monitorando todos os dias a taxa de casos novos, a taxa de internação em UTI em cada uma das cidades e regiões do estado, para antever um movimento que possa caracterizar essa segunda onda quando ela vier”.

Para Vilas-Boas, existe uma possibilidade de aumento dos casos na Bahia devido a circulação de pessoas na rua, por causa das fases 1 e 2 de reabertura do comércio e das festas não autorizadas que estão acontecendo ao redor do Estado.

“Nós fizemos um plano de reabertura do comércio que não previa esse tipo de situação pudesse acontecer, isso não tá na conta. Se a gente juntar o que está acontecendo nos ônibus, metrô, nas lojas, com as festas que estão acontecendo nos finais de semana em diversos bairros, seguramente isso vai ultrapassar a capacidade de absorção e acabar aumentando o número de casos”.

 

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo