Vereadores surpreendem governo municipal e restringem utilização do orçamento de 2016

camara

Em uma articulação inédita entre vereadores da situação e da oposição, o poder legislativo impôs ao governo municipal na sessão desta terça-feira (22) uma de suas maiores derrotas em sete anos de mandato do prefeito Paulo Cezar.

De forma surpreendente, sem conhecimento do governo, 13 vereadores assinaram emenda modificativa que permite a utilização de apenas 10% do orçamento municipal de 2016 sem que seja necessária autorização legislativa.

No ano passado, o governo solicitou à Câmara de Vereadores índice de 50% e foi atendido, Para 2016, o índice seria o mesmo, mas os parlamentares só autorizaram 10%,

Com isso, para movimentar valores acima  dos 10% será legalmente necessária a aprovação dos vereadores. O orçamento de 2016 é de aproximadamente 310 milhões. 

A emenda não foi assinada por Cleto da Banana, Gilson Guimarães, Roberto Torres, que é presidente e não assina em razão do regimento interno, e Carlos Renan.

João Rabelo, secretário de Governo da Prefeitura de Alagoinhas, afirmou ao site que vê com normalidade a atitude da Câmara de Vereadores e que quando for preciso cumprirá os trâmites legais para que o legislativo avalie o pleito da administração municipal.

As assinaturas de vereadores da base indicam clara insatisfação com o governo às vésperas do início do ano eleitoral.

EMENDA MODIFICATIVA

A atitude dos 13 vereadores coloca, de certa forma, o Executivo como refém do legislativo. Logo em um ano eleitoral, quando as paixões estarão à flor da pele.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo