Vencedores do concurso literário “Faça parte dessa história”

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgou os nove vencedores do concurso literário “Faça parte dessa história”, que analisou mais de 4 mil obras inscritas de alunos de escolas públicas de todos o país.

A competição selecionou as três melhores obras de cada uma das categorias do concurso: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e ensino médio. Os candidatos podiam concorrer com poemas, contos, crônicas, novelas, teatro, texto de tradição popular, romances, memórias, diário, biografias, relatos de experiências e história em quadrinhos redigidos por eles.

“O que se pretende com esse concurso é estimular o estudo da língua portuguesa e o gosto pela escrita e pela leitura. É essencial que os nossos estudantes valorizem e se interessem por manifestações literárias”, afirma o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Os vencedores serão premiados durante a Bienal Internacional do Livro 2018 em São Paulo, no dia 3 de agosto. O primeiro lugar de cada categoria ganha uma viagem internacional com acompanhante para conhecer a maior feira de livros do mundo: a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Todos os finalistas ganham uma viagem nacional, com passagem aérea e hospedagem, para visitar Bienal do Livro em São Paulo; uma visita para conhecer a produção e distribuição do livro didático na capital paulista e um acervo completo de livros literários. Além disso, os primeiros e segundos colocados ganham um notebook, e os primeiros e terceiros, um tablet.

Recurso – Os candidatos que não foram premiados podem entrar com recurso e solicitar os espelhos de avaliação das obras, por meio do endereço eletrônico concursoliterario@fnde.gov.br. Os recursos poderão ser enviados somente nos dias 5 e 6 de julho, no endereço eletrônico www.fnde.gov.br/concursoliterario, por meio do Formulário de Interposição de Recurso. Passado este período, o resultado definitivo será divulgado no dia 12 de julho.

Confira o resultado:

Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

  • 1º lugar: Marcela Canteli Boiago,Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Arnaldo da Silva de Fernandópolis (SP), com a obra “Desejos de criança”.
  • 2º lugar: Santhiago Gomes de Almeida da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais de Frutal (MG), com a obra “O Gentileza gerou gentileza”.
  • 3º lugar: Cecília Pereira Neves da Escola Municipal João Paulo I de Goiânia (GO), com a obra “O dragão dos meus sonhos”.

Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

  • 1º lugar:  Giselle Gonçalves da Silva da Escola Municipal de Referência Anita Moraes de Maracapanã (PE), com a obra “Terra ardente”.
  • 2º lugar: Finelon Ferreira Figueiredo Neto do Colégio Municipal de Colônia de 1º grau de Itaeté (BA), com a obra “Toco de menino”.
  • 3º lugar: Ester Simoura Lopes da EEEFM José Damasceno Filho de Baixo Guandu (ES), com a obra “O Sabor da diversidade”.

Ensino Médio

  • 1º lugar:  Vinícius Cellurale Novaes da Escola Reverendo Augusto Paes de Ávila de Praia Grande (SP), com a obra “Solo mãe”.
  • 2º lugar:  Gabriella Santos Rodrigues de Souza do CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro de Barra Mansa (RJ), com a obra “Cantos da semente do martírio”.
  • 3º lugar: Beatriz Lopes Prats do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro (RJ), com a obra “Consciência, Consequência”.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo