TSE não tem pesquisa registrada sobre cenário político de Alagoinhas

pesquisa-no-tse-14-de-setembro-de-2016

Muitas especulações na reta final da campanha eleitoral em Alagoinhas. Manobras, mentiras e tentativas de manipular a opinião pública. 

O Alagoinhas Hoje não encontrou, nesta quarta-feira (14), no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhuma pesquisa registrada sobre o cenário eleitoral do município.

A pesquisado AH foi realizada hoje de manhã e também no início da noite. 

Enquanto isso, alguns tentam viralizar informação acerca da vantagem numérica da candidata do prefeito frente ao segundo colocado.

O nome do instituto Dataqualy, um dos mais respeitados e reconhecidos do estado, estaria sendo usado para proporcionar credibilidade aos números favoráveis à candidata situacionista. 

Estão divulgando os números sem que haja o registro na justiça eleitoral, exigência legal para divulgação de pesquisas. 

Dois crimes podem estar sendo praticados: primeiro, divulgar pesquisa sem registro; segundo, utilizar indevidamente o nome do instituto Dataqualy

Legalmente, a pesquisa tem que ser registrada cinco dias antes do início do trabalho de campo.

A pesquisa precisa ficar disponível para qualquer cidadão com informações básicas: plano amostral (que identifica as características do universo pesquisado), período de realização, fonte pagadora (com CNPJ) e os dados da empresa contratada. 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo