Tremor de terra na Bahia: Meteorito caiu entre Salvador e Alagoinhas

Wilton Carvalho, do Instituto de Geociências (foto) da Universidade Federal da Bahia, entrou em contato com o Alagoinhas Hoje no início da tarde de ontem (2) para solicitar apoio do site visando encontrar  o técnico em informática Valmir Araújo, que viu parte da trajetória do meteorito sob o céu de Alagoinhas. Araujo concedeu entrevista ao Correiro. A matéria é da jornalista alagoinhense Carol Aquino.

No inicio da tarde de hoje, o Alagoinhas Hoje entrou em contato com Wilton Carvalho. O pesquisador informou que já  havia conversado com Araújo e que pretende entrevistá-lo.

Segundo Carvalho, é importante encontrar fragmentos do meteorito para que a UFBA tenha possibilidade de fazer estudos técnicos, relevantes para a ciência baiana.

Na Bahia, só existem cinco meteoritos. O último “caiu” em Candeias há 20 anos, mas não foi encontrado. O Brasil tem apenas 70 meteoritos.

Velocidade

A velocidade do meteorito pode chegar a 100 mil quilômetros por hora, chamada de velocidade cósmica. Ao entrar na atmosfera terrestre, a velocidade diminui, mas mesmo assim é alta para os padrões da humanidade: 10 mil quilômetros por hora.  Com isso, a fragmentação do meteorito é natural, em partes que podem variar entre dois quilos, 500 gramas e 300 gramas.

Na atmosfera terrestre, a gravidade passa a ter importância na trajetória do meteorito, puxando-o para o solo.

O meteorito, de acordo com especialistas, foi responsável pelo tremor de terra sentido em diversas cidades do estado na semana passada.

Trajetória

Os estudos dos pesquisadores indicam que a trajetória do meteorito se deu entre Salvador e Alagoinhas, mas Carvalho acredita que a queda deve ter acontecido em cidades mais próximas da capital. “Estamos buscando informações, mas nos ajudaria muito se alguma câmera tiver gravado a trajetória, porque de posse das imagens poderíamos traçar com mais certeza a rota do meteorito, facilitando, assim, a busca”, revelou.

Contato

Quem tiver informações, pode entrar em contato pelo e-mail salvadormeteorito@gmail.com ou pelos telefones do Instituto de Geociências –  (71) 3283-8600 – e do Museu Geológico da Bahia – (71) 3336-3498. 

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo