Trabalhadores em educação da Prefeitura Pedrão discutem indicativo de greve

APLB PEDRÃO 1

Reunidos ontem (11) na sede da APLB Sindicato, trabalhadores municipais em educação da Prefeitura de Pedrão discutiram os próximos passos da categoria.

A coordenação do sindicato apresentou as ações empreendidas na defesa dos trabalhadores e informou sobre as tentativas de dialogar com administração municipal.

Sem o quórum mínimo para tomar decisões, os trabalhadores decidiram agendar o próximo encontro para o dia 18, quando o indicativo de greve será avaliado pela categoria.  

Logo depois da assembleia, realizaram manifestação em frente à prefeitura. Até o início da tarde desta terça-feira, o prefeito Jacob Pereira da Silva não havia se pronunciado sobre a situação dos trabalhadores em educação. 

APLB PEDRÃO 4

Hoje (12), Atanazia de Souza Campos e Maria José Coutinho, coordenadoras da APLB Sindicato de Pedrão, protocolaram ofício (abaixo) endereçado ao chefe do Executivo no qual solicitam a confirmação da proposta de parcelamento dos salários de dezembro e do décimo terceiro, além da abertura das contas relativas ao exercício 2015 da educação.

OFÍCIO APLB DIA 12 DE JANEIRO

Solicitações da APLB Sindicato à Prefeitura de Pedrão baseadas na Lei 12.527/2011, que regulamenta o direito de acesso às informações públicas, foram ignoradas no decorrer de 2015 pela administração municipal.

Infringindo ditames legais, o gestor não apresentou nenhuma resposta aos questionamentos sobre a movimentação dos recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização do Profissional da Educação (FUNDEB).

Ação

O ingresso na Justiça de uma Ação Civil Pública para que o município cumpra a lei foi uma das formas encontradas pela APLB Sindicato visando assegurar os direitos dos trabalhadores em educação, totalmente negligenciados.

Na ação, foram anexados todos os documentos comprobatórios das diversas tentativas de diálogo com a administração municipal e das ilegalidades praticadas pelo prefeito e secretários.

Assembleia

Atanazia de Souza Campos reforça a necessidade da participação dos trabalhadores em educação na assembleia da próxima segunda-feira (18), quando definições relevantes para a categoria serão tomadas. “O quórum é importante para que as decisões de nossa categoria reflitam o pensamento da maioria dos trabalhadores”, registra a dirigente sindical.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo