Tecnologia reforça integração da família com centro de educação

TECNOLOGIA EDUCAÇÃO 1
Pais integrados ao dia a dia escolar dos filhos por meio da tecnologia. Esse é o objetivo do grupo ‘E a família, como vai?’, criado no WhatsApp pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep), no bairro de Nazaré, em Salvador, para transformar a relação entre a família e a escola.
“A gente tem um controle da hora que eles [os alunos] entram, saem, se saem mais cedo. Tudo é avisado no WhatsApp. Qualquer contratempo, a escola avisa para a gente”, afirma Zenaide do Carmo. Exemplo da proatividade proposta pelo Programa Educar para Transformar, a iniciativa é abordada em série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom) sobre o poder transformador da educação. Assista ao vídeo: http://migre.me/u7s7U
Pai que é pai, como Franklin Santos, acompanha de perto a vida escolar dos filhos. “Este ano, quando ela [minha filha] entrou no colégio, a coordenadora disse que ia fazer um projeto, um grupo no WhatsApp e colocar todos os pais, para que tenhamos conhecimento diário sobre o que anda acontecendo”.
Quem acompanhou o processo, como a professora Conceição Lima, ressalta que era uma necessidade da escola reforçar a relação com as famílias. “E quando a gente pensou em criar essa ponte, logo veio a tecnologia, que é justamente para dar um apoio a este tipo de relação. Esse projeto está transformando porque o pai está vindo para a escola, está conhecendo, é uma relação mais íntima, mais próxima, mais amorosa até. A gente acolhe o pai através deste tipo de linguagem”.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo da Bahia – Foto: SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje