SSP entrega 165 medalhas em homenagem a parceiros na luta contra a violência

A noite desta quarta-feira (3) foi de reconhecimento. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), homenageou autoridades civis e militares, servidores e cidadãos que se destacaram pela contribuição no combate à criminalidade. Durante a cerimônia, realizada no auditório do Ministério Público (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 165 medalhas – 61 Tiradentes, 39 do Magistério Policial e 65 do Mérito Segurança Pública – foram entregues aos agraciados.

“É o encerramento de um ciclo de quatro anos, onde podemos agradecer e dar congratulações a todos os servidores que se destacaram, em especial, no engrandecimento do Pacto Pela Vida, o nosso programa de Segurança Pública. Tivemos inúmeras conquistas, inúmeros avanços. O resultado do pacto é a união entre as forças que compõem o Estado – os poderes, as secretarias e a sociedade. Sem essa união não teríamos conseguido a redução dos índices criminais e realizar um serviço de qualidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.

Entre os agraciados estavam o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, o vice-almirante da Marinha, Luiz Henrique Caroli, o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Adolfo Aleixo Junior, o procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades, que receberam a honraria das mãos do vice-governador, Otto Alencar.

Importância das homenagens

Representando o governador Jaques Wagner, Alencar ressaltou a importância das homenagens.  “É importante agraciar as pessoas que se destacaram no cumprimento da lei e da Segurança Pública. Acompanho isso há muito tempo, e eu sei como são importantes todas as corporações envolvidas no Pacto Pela Vida. Elas têm grandes representantes, pessoas de alto nível de compromisso, de conhecimento, de humanidade. É merecida essa homenagem”. 

Quem também foi homenageada no evento foi a secretária estadual de Comunicação, Marlupe Caldas. À frente do órgão porta-voz do governo, ela dedica a honraria à equipe de servidores da Secom. “A comunicação é fundamental para informar bem o cidadão nas ações do governo, principalmente, na área da Segurança Pública. Essa medalha é uma honraria muito especial não só para mim, enquanto secretária de Comunicação em exercício, mas para todos os funcionários que trabalham na Secretaria de Comunicação. É uma homenagem para os servidores”.       

Para o major do Corpo de Bombeiros, Ramon Diego, o reconhecimento é um incentivo para que os militares se esforcem ainda mais para defender a sociedade.  “Esse momento é um coroamento por vários anos de estudo e técnica. Sinto-me agradecido. A homenagem nos faz refletir para continuarmos nos capacitando ainda mais. Na nossa vida, quando o alarme toca temos que estar prontos para salvar vidas”.

Segurança e arte

Após o ato de entrega das medalhas, foi a vez da cultura baiana entrar em cena. Integrantes do Grupo de Teatro da Polícia Militar se apresentaram durante o evento com muita música, dança e dramatização. No figurino, a mistura da cultura afro-brasileira e o orgulho do estado e da escolha de ser um defensor da sociedade.  

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje