Setor de turismo baiano critica mudança na condução da Setur

Centro-Convencoes-Bahia

As negociações para o PR ocupar a Secretaria do Turismo (Setur) indicando um substituto para ocupar o lugar do deputado federal licenciado Nelson Pelegrino (PT), está causando insatisfações no setor. Primeiro foi a Federação Bahiana de Hospedagem e Alimentação que criticou, em Carta Aberta, o fato de o turismo baiano ser apenas ‘moeda de troca política’, sem levar em conta as aptidões e qualificações do gestor.

No documento, a FBHA mostra o descaso do governo com o patrimônio turístico da Bahia, apontando as perdas do setor ao longo dos governos petistas. A entidade amplia sua crítica ao governo federal pela falta de sensibilidade para com o atividade que, aponta a FBHA, responde por 5,7% do PIB baiano, movimentando cerca de R$ 8 bilhões e gera mais de 950 mil empregos diretor e indiretos.

Agora foi a vez do Conselho Baiano de Turismo, também em carta aberta, apontar que, a instabilidade na condução da Setur, com a troca, em pouco mais de dois anos , de três secretários, cause sérios prejuízos ao setor, antes referência, e agora relegado ao abandono.

Conforme o Conselho, o baixo orçamento, a falta de ações de comunicação e marketing, o fechamento do Centro de Convenções, a falta de empenho na atração de voos internacionais e a perda de eventos importantes, como o Stock Car, e o rebaixamento da Bahiatursa para o nível de superintendência, são apontados como demonstrações claras da falta do descaso do governo para com o setor.

A mudança da condução da Setur deve ser definida nesta sexta-feira (15), em reunião prevista entre o governador Rui Costa e os deputados federais José Carlos Araújo, presidente do PR, José Rocha.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo