Setor de serviços fecha 2014 com crescimento de 6%

O setor de serviços do País teve crescimento de 4,2% em dezembro de 2014, fechando o ano com crescimento de 6%. O índice aponta desaceleração e é o menor desde 2012. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (20).  

Entre os cinco grupos de atividade analisados pela pesquisa, apenas o de serviços de informação e comunicação teve queda em dezembro em relação ao mesmo mês de 2013 (-1,2%). Em novembro e outubro as taxas de crescimento foram de 1,0% e 2,1%, respectivamente. Esse grupo abrange serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação

Os dois grupos com maior crescimento foram os serviços prestados às famílias (8,9%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (10,9%). 

O crescimento de serviços profissionais, administrativos e complementares foi superior à alta de novembro (6,6%). O aquecimento na demanda por serviços de limpeza em prédios e domicílios e serviços de segurança contribuiu para o crescimento do grupo em dezembro de 2014.

Transportes, serviços auxiliares de transportes e correios cresceram 4,8% no último mês de 2014 em relação a dezembro do ano anterior e superou a taxa de novembro (3,9%) e de outubro (3,1%). Por modalidade, o grupo que mais cresceu foi o de transportes aquaviários, que teve de 25,9%.

O segmento outros serviços, que inclui serviços de intermediação em transação de títulos e valores imobiliários, teve crescimento de 3,2%, abaixo dos índices de novembro (6,5%) e de outubro (11,4%).

Fonte: iG

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo