Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Íbis Sport Club, o prefeito e a engenheira – Maurílio Fontes

A gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), parafraseando o genial Tom Jobim (O Brasil não é para principiantes), não é algo que possa ser assumido por neófitos e nem tão pouco deveria ser moeda de troca nas usuais barganhas políticas.

Em dezembro do ano passado, após saber da opção política/administrativa do futuro governo quanto ao SAAE, disse ao então prefeito eleito Joaquim Neto, por telefone, que foi a pior “coisa” que ele poderia ter feito.

A explicitação das razões de minha análise é desnecessária diante dos fatos pretéritos mais recentes que envolveram a autarquia.

O passado não tem conserto, embora deva servir como orientador pedagógico no sentido de evitar novos erros.

Para qualquer analista político minimamente capaz de avaliar conjunturas e cenários políticos de Alagoinhas, a interinidade da engenheira Valéria Figueredo na direção-geral do SAAE foi alternativa caseira imediata, enquanto se esperava a futura gestora Maria das Graças de Castro Reis, anunciada ontem (3) como a escolhida do prefeito Joaquim Neto.

A opção, de chofre bastante estranha, é avaliada como loucura por alguns aliados que entraram em contato comigo via Whatsapp e com potencial para gerar reações contrárias entre quase todos demistas/joaquinistas, que não gostariam de ver “uma joseildista em um governo antipetista” (caro leitor, atente para as aspas).

Frise-se, a bem da verdade, que não recebi nenhum comunicado elogioso acerca da opção do prefeito. Isso, contudo, não desmerece a futura gestora do SAAE e pode estar vinculado as variáveis do campo emocional, sempre presentes quando atitudes pouco ortodoxas (e surpreendentes) são tomadas.

Ao avaliar como preponderante a capacidade técnica da engenheira Maria das Graças em detrimento do aspecto meramente partidário, o prefeito Joaquim Neto colocou as cartas sobre a mesa, reafirmou que é o condutor praticamente exclusivo do governo e explicitou desejo de proporcionar ao SAAE condução mais profissional, secundarizando as questões políticas, sempre maléficas para a empresa.

Certamente, a população de Alagoinhas não estará interessada nas opções políticas da gestora do SAAE. Infladas pelos insatisfeitos, muitas especulações e suposições virão à tona nos próximos dias, com os naturais questionamentos sobre as motivações da escolha de Maria das Graças.

Haverá quem elucubre sobre possível aproximação política entre o prefeito Joaquim Neto e o deputado estadual Joseildo Ramos, cuja relação política civilizada incomoda alguns demistas (ou quase todos).

Cientistas sociais e políticos alagoinhenses são pródigos em análises conjunturais e possuidores de (raras) inteligências cavalares.

O tempo provará se o prefeito Joaquim Neto foi capaz de fazer uma sequência real – royal straight flush no pôquer – ou se agiu como técnico do Íbis Sport Club, da cidade de Paulista, em Pernambuco, conhecido como pior time de futebol do mundo.

A engenheira Maria das Graças, ao aceitar o convite para assumir a gestão do SAAE, também resolveu correr riscos, principalmente pela conflagração interna entre grupos de funcionários que disputam o controle dos principais cargos da autarquia.

De sua saída da empresa, no final do segundo mandato de Joseildo Ramos, até os dias atuais, o clima piorou muito e a guerra civil ganhou contornos praticamente irreversíveis.

Maria das Graças foi diretora técnica do SAAE de 2001 a 2004 e diretora-geral até 2008.

Antes de gerir o SAAE, ela precisará pacificá-lo. Talvez, a missão seja tarefa para hagiógrafos (escritores do sagrado, possuídos por inspiração divina), em função do emaranhado de interesses menores em que se transformou a autarquia.

A novela SAAE, Íbis Sport Club, o prefeito e a engenheira já teve sua pré-estreia ontem (3) à noite e os capítulos prometem ser emocionantes.

Se o THE END for feliz, os investimentos na construção do roteiro, cenografia, produção, filmagem,  finalização e edição terão valido a pena.

Certamente, o prefeito, a engenheira e a população de Alagoinhas estarão sorrindo no capítulo final.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo