Seminário levanta debates sobre educação e direitos humanos

educacao

“O sistema de ensino precisa fortalecer o tema da educação em direitos humanos e ter como uma de suas responsabilidades, a formação de gestores e educadores para esta temática”. Foi com essas pa­la­vras que a profª Drª, Maria de Nazaré Tavares abriu, nesta segunda-feira (17), o I Se­mi­nário de Edu­cação em Di­reitos Hu­manos – Políticas Públicas Educacionais e Sociais. Ela integra o Comitê Nacional para a Educação e Direitos Humanos e é referência na temática em todo o País.

Pro­mo­vido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Seminário reúne educadores, gestores escolares, conselheiros tutelares, estudantes de direito e profissionais das áreas de direitos humanos. O encontro traz palestras, mesas-redondas e debates sobre a temática, como o acesso a uma educação gratuita, de qualidade e inclusiva.

Um dos palestrantes do seminário, o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, ressaltou a importância da temática. “Direitos humanos é uma expressão que se vincula também ao direito a educação, é um direito subjetivo. Esse encontro pesa muito porque, vamos ter a oportunidade de discutir políticas públicas essenciais no campo humano, e evidentemente por extensão no campo social”, explicou Severiano, que em sua palestra defendeu a educação integral como essencial para melhoria da qualidade no ensino.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Eduardo Rodrigues, pontuou que é preciso ampliar o debate sobre o tema. “Temos uma pauta extensa e importante de ser discutida, não só aqui no IAT, mas também em todos os polos regionais, para que os professores, orientadores e facilitadores possam adquirir esse conhecimento e multiplicar em suas comunidades”, disse Eduardo.

“É um momento muito importante para a nossa sociedade baiana. A gente está vivendo um momento de muito preconceito, individualismo e esse debate é um esclarecimento. Tenho certeza que minha presença será de suma importância porque vai servir para que eu possa enriquecer a minha visão, a minha participação na sociedade”, informou o contador e escritor, Claudio Vieira, que possui uma doença rara, a Artrogripose Múltipla Congênita (AMC). Cláudio que possui braços e pernas atrofiadas e a cabeça “virada para trás”, é autor do livro “O Mundo está ao contrário” e trabalha fazendo palestras motivacionais em todo o país.

Programação – A programação do I Seminário de Educação em Direitos Humanos segue nesta terça-feira com a apresentação de pôsteres de trabalhos que envolvem os temas do encontro, além de painéis e palestras, a exemplo do painel “A escola e os direitos da criança e do adolescente: Princípios da Lei 8069/90”, com a professora Ana Elizabeth Costa. A programação completa pode ser baixada aqui

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo