SEDUC capacita futuros gestores escolares

FOTO CURSO DE CAPACITAÇÃO 2

Iniciado em 9 de Setembro do ano passado, o curso de Formação de Gestores, ministrado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), teve como principal objetivo qualificar diretores e vice-diretores para que eles possam atender às exigências legais visando ocupar, por via eleitoral, os cargos diretivos a serem disputados na próxima eleição para compor o quadro de gestores das unidades escolares municipais.

Nesta etapa, 105 cursistas participaram das atividades, que foram concluídas no dia 21 de Dezembro de 2012.

Entre 3 de Julho e 17 de Agosto de 2013, a SEDUC realizou a formação para 120 professores e pedagogos da rede municipal aptos a ingressar no curso e interessados em participar das eleições para gestores das unidades escolares da Prefeitura de Alagoinhas. O curso teve carga horária total de 160 horas, sendo 120 horas presenciais e 40 à distância.

As inscrições destes profissionais foram avaliadas e deferidas por uma Comissão do Processo Eleitoral, composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato) e Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Alagoinhas (SINPA). “Nossas ações visam qualificar o corpo funcional da secretaria com o intuito de formar excelentes gestores para as unidades escolares e, consequentemente, melhorar o processo educativo e a formação dos estudantes alagoinhenses”, afirmou Caio Castro, secretário de Educação.

Na última etapa do curso, os participantes realizaram prova escrita, dia 13 de Setembro último, na Escola Marco Maciel, para demonstrar o nível de conhecimento adquirido no decorrer da formação.

FOTO CURSO DE CAPACITAÇÃO 3

Segundo Daniella de Morais Silva, diretora de Desenvolvimento e Gestão Escolar da SEDUC, a avaliação teve como objetivos fornecer subsídios à secretaria e proporcionar conhecimento acerca dos perfis dos profissionais que farão parte do grupo gestor das unidades escolares de Alagoinhas, visando ainda assegurar o melhor acompanhamento do trabalho desenvolvido em parceria com a SEDUC. “Queremos estabelecer com os futuros gestores um constante canal de diálogo e construir caminhos adequados e necessários ao desenvolvimento de uma educação de qualidade”, salientou.

As questões contidas na prova apresentaram situações vivenciadas cotidianamente nas unidades escolares e avaliaram as possíveis ações dos futuros gestores no intuito de resolvê-las da melhor maneira.  Professores de coordenadores pedagógicos – cerca de 120 – das 93 escolas municipais participaram da avaliação.

A correção das provas e a apresentação dos resultados estão sob a responsabilidade da empresa Farol do Conhecimento, especializada em capacitação e qualificação de profissionais de educação.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Gestão Escolar, a avaliação contempla uma solicitação do secretário de Educação, Caio Castro, objetivando traçar o perfil dos gestores municipais, porque eles são importantes parceiros na consolidação da política educacional implantada pela secretaria.

A diretora informou que todo e qualquer processo de avaliação realizado pela SEDUC é feito com base em critérios do Ministério da Educação (MEC).  “A secretaria, por intermédio da empresa Farol do Conhecimento, realizou um período de formação dos gestores com palestras, seminários, encontros, leituras de textos e debates buscando aprimorar as técnicas pedagógicas utilizadas por esses profissionais”, registrou Daniella, acrescentando “que tanto o curso quanto a avaliação reforçam o compromisso da administração em proporcionar ensino de qualidade aos educandos”.

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje