Secretários debatem sistema de saúde do Nordeste Baiano em Alagoinhas

O prefeito Joaquim Neto e o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Matos, realizaram na manhã desta quinta-feira (19) uma reunião com os secretários da saúde dos demais 17 municípios do Nordeste Baiano.

Joaquim Neto lembrou que foi anunciada na última segunda-feira (16) a construção de uma Policlínica em Alagoinhas, que irá oferecer atendimento em todas as especialidades médicas. Ele explicou que a Prefeitura será responsável por 27% do custeio da obra, que está orçada em R$ 12,5 milhões.

“Alagoinhas, que já é uma referência na saúde privada, com a Policlínica se transformará em um pólo regional de saúde pública”, afirmou o prefeito.

O secretário Rodrigo Matos destacou que Joaquim Neto é médico e tem a pasta da saúde como um “xodó” da sua gestão. “Com este evento, queremos mostrar que Joaquim não está preocupado apenas com a saúde de Alagoinhas, mas tem um compromisso com a saúde de toda a região”, disse.

A secretária de Saúde de Aramari, Aléssia Rocha de Souza, observou que a maioria das cidades da região são pequenas e têm baixa arrecadação. “Apesar disso, com essa integração e união vamos fazer um trabalho excelente na saúde”, defendeu.

A adoção do sistema de regulação SISREG, recomendado pelo Ministério da Saúde, a Maternidade Municipal de Alagoinhas e a revisão de contratos foram outras temas debatidos pelos gestores. O secretario Rodrigo Matos informou que os municípios aguardam agora o convite do Núcleo de Saúde (antiga Dires) para avançar na pactuação do setor na região.

 

Fonte: SECOM Alagoinhas

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje