Secretário participa de transferência do Governo para Cachoeira

cachoeira1
Com direito a honras militares e desfile cívico, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, se tornou sede do Governo do Estado, neste sábado (25), pelo nono ano consecutivo. O secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participou da  cerimônia de transferência, que também contou com a presença do vice-governador, João Leão, do secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, dentre outras autoridades.
O secretário também participou de sessão solene da Câmara de Vereadores, a mesma que em 25 de junho de 1822, fez uma consulta ao povo, “se concordava que se proclamasse Sua Alteza Real como Regente Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, da mesma forma que havia sido no Rio de Janeiro”. O ‘sim’ da população foi comemorado com desfile da cavalaria que marchou pelas ruas, celebrando-se uma missa. Durante aquele histórico desfile popular, um tiroteio seguiu por toda a noite e no dia seguinte.
Segundo Pinheiro, a data é um marco histórico da luta dos baianos pela independência, “diferente, inclusive, da pacífica proclamação da república, às margens do rio Ipiranga. Por isso esta data sempre tem que ser lembrada e por isso é muito importante esta transferência simbólica do Governo do Estado para Cachoeira, que foi cenário de sangrentas batalhas, inclusive no próprio dia 25 de junho”, disse.
Núcleo Regional 
Walter Pinheiro também teve uma reunião de trabalho com as coordenadoras do Núcleo Regional de Educação, onde colheu demandas e encaminhou diversas medidas que devem ser tomadas pelo Núcleo, que atende 20 municípios daquela região.
Reconhecimento Nacional 
O reconhecimento nacional da saga do Dois de Julho sempre foi uma reivindicação de Pinheiro no Parlamento. Quando deputado, apresentou proposta (PL 1681/2007) para incluir o dia 25 de junho no calendário oficial de efemérides históricas do Brasil – a data é o marco da primeira tentativa de Independência do Brasil ocorrida em Cachoeira, na Província da Bahia. “É um resgate para que circule nos diversos cantos do país e nas escolas, para que o povo brasileiro tenha acesso à sua história, dando aos verdadeiros heróis o merecido destaque”, destacou.
Ainda como parte dos festejos, cerca de 600 estudantes, de nove escolas estaduais dos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Cruz das Almas, desfilaram com suas fanfarras pelas ruas da cidade histórica. A participação dos alunos tem como objetivo explorar o potencial educativo através da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo. As fanfarras, além de elemento agregador, promovem o bem estar da coletividade, elevando a autoestima escolar e das comunidades.
Fonte: Secom Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo