Secretário da Saúde pede apoio da população na manutenção dos índices da dengue

O secretário municipal de Saúde, Reginaldo Paiva, tem acompanhado diariamente o trabalho realizado pelos agentes de Endemias, da Vigilância em Saúde (VISAU). O acompanhamento é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido para que o município mantenha os baixos índices de manifestação do mosquito. No começo do mês, a Secretaria da Saúde (SESAU) deu início ao 4º Ciclo de Combate à Dengue.

Segundo o secretário, as ações realizadas pelos agentes são fundamentais para a manutenção desse índice, porém o “agente” maior no combate a dengue é a própria sociedade. “Não temos dados referentes ao aumento do índice. Esse é um trabalho permanente, inclusive com a realização de mutirões aos fins de semana. Mas é fundamental a participação da sociedade nesse processo. Cada cidadão deve se preocupar com o seu lar e, se possível, disseminar as informações na vizinhança”, ressaltou.

Os cuidados básicos são: não deixar acumular água em tanques, realizar a limpeza desses tanques com bucha e sabão e que os mesmos sejam tampados; não deixar materiais recicláveis em locais descobertos (esses materiais acumulam água da chuva, podendo virar criadouros dos mosquitos) e sempre que possível armazenar esses materiais em sacos plásticos.

Os ciclos de combate à dengue tem como objetivo alertar a população para que os índices municipais, considerados baixos, sejam mantidos. O secretário solicitou ainda uma participação mais efetiva dos moradores dos bairros de Santa Terezinha e do Barreiro.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje