Secretário da Saúde de Alagoinhas participa de audiência pública sobre o Hospital Regional Dantas Bião

PAIVA 1

O secretário Reginaldo Paiva e a subsecretária da Saúde de Alagoinhas, Ivone Neta, participaram na tarde desta segunda-feira, 24, da audiência pública sobre o Hospital Regional Dantas Bião, na Câmara de Vereadores, levando a solidariedade a todos que lutam por um melhor atendimento do equipamento público do estado à população da cidade e da região. “Esperamos que deste encontro consigamos sugestões eficientes para que o Estado e  a  instituição mantenedora  do hospital – o Monte Tabor – possam chegar  a um melhor  posicionamento e, conseqüentemente, dar um melhor atendimento ao público. Estamos aperfeiçoando toda a rede básica para dar maior suporte ao hospital”, disse Paiva.

As palestras foram ministradas pelo secretário Reginaldo Paiva, o vereador Radiovaldo Costa, que solicitou a audiência, Vespasiano Neto, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jamilton Góes, do Sindisaúde, Andréa Borges, do Ministério Público, Guaciara Ramos, do Conselho Municipal da Saúde, Gracia Figueiredo, do Conselho Regional de Enfermagem e Rogério Ramos, diretor da 3ª Dires.  

Foram apresentadas algumas questões que dificultam o bom rendimento do hospital: salários atrasados, quadro de funcionários reduzidos, carga horário excessiva, falta de antibióticos, ambulância sem condições de uso e falta de especialidades. Durante as discussões foram apresentadas algumas propostas como a melhor atuação das unidades de saúde dos municípios que compõem a região, na Atenção Básica; fiscalização no contrato entre o Estado e o Monte Tabor e um vínculo entre o Monte Tabor e a 3ª Dires, que atualmente está fora do contexto. A promotora Andréa Borges afirmou que o momento “é importante porque a sociedade está se manifestando e poderemos entrar com um inquérito civil caso os compromissos não sejam cumpridos”.

PAIVA 2

Vespasiano Neto (Sesab) disse que “o importante é que o hospital não pare de funcionar. Estou aqui mais como ouvinte, para levar as sugestões e como poderemos aperfeiçoar o atendimento. O Estado tem interesse que o Dantas Bião continue a funcionar porque a população não pode ser prejudicada. Vamos levar todas as sugestões decorrentes deste debate”.

Estiveram presente ao evento vereadores de Alagoinhas, secretários das cidades de Aramari, Itapicuru, Jandaíra, Catu, Rio Real e Itanagra – alguns municípios que são servidos pelo Dantas Bião.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Fotos: Josué Silva/SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje