Secretaria da Educação inova com cursos técnicos de 1 a 3 anos de duração

Com o objetivo de melhor contextualizar a formação técnica dos estudantes dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria da Educação do Estado realiza no ano de 2018 uma série de inovações, entre elas a implantação de uma nova matriz curricular para 45 cursos da modalidade Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EPI), com redução de quatro para três anos de duração.
Com essa opção, os novos alunos, que realizarem matrícula nos dias 22 e 23 de janeiro, terão 30h semanais de aulas teórico-práticas divididas, entre o turno matutino e vespertino, em geral com cinco dias de aula pela manhã e dois dias de aula a tarde, possibilitando a formação do ensino médio e de um curso em apenas três anos.
Para a oferta do EPI serão 51.794 vagas, contemplando 142 municípios, sendo que em 40 cidades a oferta será realizada pela primeira vez neste ano letivo. Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o objetivo da reformulação visa promover uma melhora na qualidade no ensino aprendizagem. “Estamos realizando essa adaptação para que os estudantes tenham uma formação alinhada com o mundo do trabalho. Tínhamos cursos com carga horária maior do que de nível superior, então a ideia é enxugar o currículo para que ele seja direcionado para uma otimização na formação do aluno”, destacou.
Outra novidade será a oferta de mais de 3 mil vagas de 18 cursos técnicos, com duração de 1 ano, na área de Produção Cultural e Design, como parte das ações do Projeto Escolas Culturais. Os cursos, na modalidade subsequente ao médio (pós-médio), serão ofertados em 24 municípios. “Cursos técnicos em Teatro, Dança, Áudio e Vídeo, entre outros, irão proporcionar a produção de eventos culturais e de conteúdos sobre os territórios baianos, sua cultura, identidade e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais, que serão utilizados no ensino fundamental e médio, cumprindo a prerrogativa da Secretaria da Educação de ofertar uma educação contextualizada no território e de uma sala de aula contextualizada no Século XXI”, explica o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio.
Os cursos deste Eixo abrangem criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais. Poderão concorrer às vagas os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), ou tenham, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.
Para os Cursos Técnicos subsequentes ao Ensino Médio (PROSUB), as inscrições para o sorteio eletrônico das vagas serão realizadas no período de 24 a 31 de janeiro de 2018, no Portal da Educação. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro e as matrículas dos selecionados entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
Documentos necessários para Matrícula:
– Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias);
– Original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG;
– Original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional e Tecnológica em todas as modalidades e formas de articulação, 3ª série do Ensino Médio e Tempo Formativo III – EJA);
– Original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (Água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura);
– Código do SETPS (constante no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.
Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo