SEC promoveu encontro de gestores dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou encontro com os gestores do Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), para avaliar as ações realizadas no ano continuum 2020/2021, alinhar o planejamento para o próximo ano letivo e compartilhar experiências pedagógicas. O momento, iniciado na segunda (20), terminou ontem  (21),  no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O encontro foi iniciado com a apresentação musical da estudante Lariane Santos, do CJCC de Salvador. Em seguida,  o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a Lei 14.359/21, que instituiu o  Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira. Depois, os gestores Mateus Fadiga e Elmara Souza, falaram sobre “Avaliação das Estações CJCC”. No segundo momento, a professora Priscilla Andrade apresentou o projeto Web Rádio e o diretor de Educação em Tempo Integral da SEC, Astor Vieira, falou sobre editais de seleção de orofessores e gestores.

De acordo com Alice Peres Irigoyen, diretora do CJCC de Vitória da Conquista, o encontro está sendo produtivo e proveitoso para analisar e refletir o que foi feito e pensar nos próximos passos. “Está sendo muito bom. Analisamos pontos que deram certo e outros que precisam ser melhorados. Dentre as ações positivas, percebemos que os Centros Juvenis por estarem também com ensino online, atingiram diferentes municípios. Conseguimos chegar em locais que não são contemplados com as unidades físicas, atendendo mais estudantes. Analisando os gráficos de 2021, identificamos que a participação estudantil de diversos locais ocorreu intensamente em todos os centros. E isso traz uma diversidade e riqueza muito grande para o nosso trabalho”.

Patrícia Santo, técnica em educação da coordenação geral do CJCC destacou a análise coletiva dos dados com uma troca de saberes que agrega valores. “Reunimos os gestores para avaliarem as ações do ano letivo e elaborarmos o planejamento para o ano seguinte.  É por meio dessas atividades que gestores atuam com dinâmicas essenciais para ampliar e adaptar os cursos e oficinas ofertadas.  É uma troca de experiências e um momento de celebração da continuidade de ações que são tão representativas para a rede estadual de ensino”.

 

Fonte: Secretaria Estadual da Educação – Foto: Divulgação 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo