Salvador sedia a 3ª etapa da Batalha dos Barbeiros

barbeiro-jadilson-da-jk

A terceira etapa da Batalha dos Barbeiros Brasil, competição de técnicas de cortes que vai eleger o melhor profissional do país, será realizada no domingo, 22, das 13 às 18h, na Quadra Poliesportiva dos Bancários, ladeira dos Aflitos, Centro de Salvador.

A ação, que colabora para a valorização da barbearia periférica ao estimular a profissionalização de jovens de baixo poder aquisitivo, ganhou força com a realização da competição em nível nacional.

Salvador é a terceira cidade brasileira a receber a batalha. As etapas anteriores ocorreram no Rio de Janeiro (RJ) e, depois, em São Paulo (SP). Elas reuniram 1.200 pessoas e 48 competidores.

Em cada um dos eventos, os jurados escolheram os três melhores das categorias tradicional, desenho e barba express. Os vencedores garantiram vagas para disputar a final em julho, com os ganhadores de Salvador e Belo Horizonte.

Serão distribuídos R$ 47 mil em prêmios, em todo o campeonato, e a etapa final será realizada na cidade do  no Rio de Janeiro.

Jadilson Santos Silva, 34, barbeiro e proprietário da JK barbearia  há 17 anos, foi selecionado na categoria desenho e barba express. Ele, que não desenhava antes, viajou para São Paulo há aproximadamente um ano para se especializar em design e desenvolvimento de novas técnicas.

“Eu sempre procuro aprimorar e diversificar meus trabalhos, diferenciando cortes, com o foco em ser mais à frente. Eu quero mostrar ao Brasil o nome da barbearia JK, quero que todo mundo a conheça”, disse.

Segundo Jadilson, os cortes ainda sofrem discriminação por parte da população, e o evento colabora para que haja valorização dos desenhos. “Algumas pessoas têm a visão de que eles representam facções”, frisa.

A iniciativa é promovida pela empreendedora cultural Erica Nunes, conhecida como Madrinha dos Barbeiros. Ex-menina de rua, ela transformou a própria casa em república para abrigar barbeiros de todo o país e se dedica ao reconhecimento desses profissionais.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje