Rui recua sobre reforma: ‘Quem não mudou até agora, a princípio, fica’

O governador Rui Costa (PT) voltou atrás e negou que haverá novas nomeações no seu secretariado, após a posse dos novos integrantes do primeiro escalão, nesta segunda-feira (23), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na solenidade, tomaram posse José Vivaldo Mendonça (PSB) na Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Jaques Wagner (PT), no Desenvolvimento Econômico (SDE); Fernando Torres (PSD), no Desenvolvimento Urbano (Sedur); Olívia Santana (PCdoB), no Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Carlos Martins (PT), na Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JDHDS); Geraldo Reis (PT), no Meio Ambiente (Sema); e Julieta Palmeira (PCdoB), na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Mais cedo, durante a entrega de encostas no bairro da Cidade Nova, o petista disse à reportagem que mantinha conversas com os partidos e que “ao longo da semana” ainda teria “alguma coisa”. Perguntado pelo bahia.ba se Jorge Portugal seria mantido na Cultura, pasta especulada ao longo das negociações, o chefe do Executivo baiano generalizou para os demais postos e afirmou que “as mudanças estão feitas”.

“Quem não mudou até agora, a princípio, fica. Agora, ninguém tem estabilidade no emprego. O único que tem estabilidade, mas só é até 31 de dezembro de 2018, é o governador. Os outros são passíveis de, a qualquer momento, eventualmente, ter mudança. Agora, não tem nada programado por enquanto”, descartou.

Sobre o episódio da nomeação de Abal Magalhães na presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), tornada sem efeito menos de 24h depois, o governador disse que não houve falha na articulação política, garantiu a permanência de Josias Gomes na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e citou a veiculação da notícia pelo bahia.ba.

“Isso, de fato, foi uma falha que imediatamente busquei corrigir. Aplausos para a liberdade de imprensa. Tive a informação ainda de madrugada”, disse Rui, sobre ter recebido a informação por volta das 2h, pela lista de transmissão do site.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje