Rolls-Royce projeta cargueiros que dispensam tripulação
A Rolls-Royce Holdings Plc está projetando navios de carga não tripulados, de acordo com informações publicadas pela Bloomberg.
A equipe de desenvolvimento criou um protótipo de realidade virtual. A empresa disse que os capitães vão usar os centros de controle em terra para comandar centenas de cargueiros remotamente.
Os cargueiros “drones” – nome utilizada para veículo aéreo controlado remotamente – seriam mais seguros, baratos e menos poluentes para a indústria de transporte marítimo, diz a empresa. A atividade movimenta US$ 375 bilhões anualmente e é responsável por 90% do transporte internacional.
“Agora a tecnologia está num nível em que podemos fazer isso acontecer, e a sociedade está indo nessa direção”, disse Oskar Levander, vice-presidente de inovação da empresa.
A Rolls-Royce estima que em dez anos os cargueiros que dispensam tripulação podem ser implantados em regiões como o Mar Báltico.
A Rolls-Royce Plc é uma empresa do ramo de aviação militar especializada em motores e turbinas para os setores de aviação, naval, defesa e energia. A companhia foi separada da Rolls-Royce Motor Cars na década de 1970.
Fonte: Terra