Relatório critica condução da Lava-Jato

Laja-Jato-Acaraje

Segundo reportagem do Estadão, entre os documentos apreendidos pela Polícia Federal durante as buscas da 23.ª fase da operação Lava-Jato, que teve como principal alvo principal o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, foi encontrado na casa de Banedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, um relatório cujo texto faz críticas à linha de investigação da força-tarefa da operação.

De acordo com o relatório, o Ministério Público Federal estaria equivocado em atribuir às construtoras a organização do cartel para fraudar contratos com a Petrobras. Conforme sustenta o texto, que não contém assinatura nem data, o governo, os políticos e os partidos seriam a “origem” e “objetivo central” do esquema de corrupção que se instalou na estatal.

O texto considera que a visão de que seriam as empreiteiras as mentoras e organizadoras do esquema de corrupção na Petrobras corresponde a “uma distorção da realidade”.

O documento aponta a linha de argumentação que os diretores da construtora, entre eles o presidente afastado, Marcelo Odebrecht, preso desde junho do ano passado, devem adotar no acordo de delação premiada proposto, na semana passada, ao Ministério Público Federal por dirigentes da Odebrecht.

O texto, de oito páginas, estava junto com uma série de documentos que estavam na casa de Benedicto Barbosa, entre eles a longa planilha que relacionava nomes de quase três centenas de políticos de 24 partidos ao lado de valores.

Benedicto Barbosa foi preso temporariamente na 23ª fase da Operação Lava Jato e liberado posteriormente pela Justiça. Este documento foi apreendido pela Polícia Federal junto com planilhas que indicam doações da Odebrecht a mais de 200 políticos de 24 partidos.

O documento faz referência ao lançamento do site do MPF dedicado a divulgar as investigações da Lava Jato. A página foi lançada em janeiro de 2015, meses antes de a 14ª fase da Lava Jato prender diversos executivos da Odebrecht.

Fonte: bahia.ba

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo