Refinarias Premium devem ser licitadas no início de 2014

Em evento comemorativo de aniversário de 60 anos da Petrobras, a presidente da companhia, Graça Foster, falou que espera tirar do papel os projetos das refinarias Premium 1 (Maranhão) e Premium 2 (Ceará) para licitação no primeiro trimestre do ano que vem. A executiva, que foi recentemente à China captar novos investidores para o campo de Libra e negociar parcerias para a unidade do Maranhão, também disse que a estatal não teria problemas em ser sócia minoritária das duas refinarias.

O projeto das refinarias da Petrobras no nordeste sofreu seguidas adaptações nos Estados Unidos e, segundo Graça Foster, já apresenta “um valor líquido considerado robusto o suficiente, positivo em ambos os casos”. A presidente da estatal também apresentou prazos. “Pretendemos fazer simplificações adicionais para que em março, a gente mande para o mercado a licitação do pacote inteiro das duas refinarias”, afirmou, prometendo para 2015 o início das obras.

Por ora, a estatal negocia a participação acionária na Premium 1 (MA) com a estatal chinesa Sinopec, uma das empresas inscritas para o leilão de Libra, e Graça disse que não vê problema se a Petrobras ficar sem o controle acionário da unidade. “A Petrobras não tem preconceito em ser minoritária”, disse a presidente. Já as negociações para Premium 2 com a sul-coreana Energy GS não foram à frente por “discordâncias no modelo de negócio proposto”.

Sobre as refinarias já em construção (Comperj e Abreu e Lima), Graça disse que o complexo do Rio de janeiro está com 60% da obra concluída. A presidente da Petrobras acrescentou que recentes melhorias na operação e integração das 12 refinarias em operação atualmente permitiram um aumento na quantidade de petróleo refinado equivalente a uma eventual nova unidade. “Só com otimizações em cabotagem, logística e estoque, nós tivemos um aumento de 196 mil barris de refino por dia, enquanto a capacidade prevista para o Comperj é de 165 mil barris/dia”, destacou.

Fonte: iG

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje