Redução da maioridade penal é aprovada por 87%

GNews - menor infrator (Foto: GloboNews)

A redução da maioridade penal para 16 anos é apoiada por 87% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22).

Foram ouvidas 2.840 pessoas em 174 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em abril, outra pesquisa do Datafolha trouxe o mesmo índice, que é o maior já registrado sobre o tema pelo Datafolha.

Entre os que defendem a redução, 73% acham que ela deveria ser aplicada para qualquer tipo de crime, e 27% apenas para determinados crimes. 11% dos entrevistados se disseram contrários à mudança na legislação; 1% se declarou indiferente e 1% não soube responder.

Caso pudessem sugerir outra idade para que uma pessoa seja presa, 11% afirmaram que a mínima deveria ser 12 anos; 26% acham que deveria ser de 13 a 15 anos. Outros 48% acham que deve ser de 16 a 17 anos. Para 12%, a idade deveria ser de 18 a 21 anos. Outros 4% não souberam responder.

O tema tem sido discutido na sociedade e na esfera legislativa. Na quarta, uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou relatório que reduz de 18 para 16 anos a maioridade, mas o tema ainda precisa ir a plenário.

Fonte: Correio 24h

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje