PT definirá candidato à Prefeitura de Alagoinhas até Junho

O Partido dos Trabalhadores de Alagoinhas pretende aprofundar as discussões internas e até Junho deste ano definirá o nome da sigla que comporá a chapa majoritária de esquerda nas eleições municipais de outubro de 2016.

Ednaldo Oliveira, presidente do diretório municipal do PT, afirmou ao editor do Alagoinhas Hoje que até o São João o candidato estará definido e a partir daí as ações para consolidar alianças com outros partidos serão iniciadas. “O tempo nos ajuda a avaliar erros, acertos e os caminhos percorridos”, afirmou Oliveira, acrescentando “que a estratégia de antecipar a escolha conta com apoio da maioria do PT local”.

Ele admitiu que o partido precisará reforçar sua inserção na periferia da cidade, bem como na zona rural, cujos eleitores votaram contra o PT nas últimas três ou quatro eleições municipais. “Mesmo em 2000, quando Joseildo ganhou a eleição, nós perdemos na zona rural”, salientou Ednaldo. Ele assegurou que a única alternativa para reverter o quadro é trabalhar.

Ex-companheiros

O ex-vereador petista Clélio Mendes, atualmente ocupando cargo de confiança na Prefeitura de Alagoinhas (superintendente da Guarda Municipal), na análise de Ednaldo Oliveira, não pode ser avaliado apenas pelas decisões que tomou, mas sim em função de sua trajetória no Partido dos Trabalhadores.

O presidente do diretório municipal do PDT, Antônio Fernando Xavier dos Santos (Aranha), é outro quadro político com o qual o PT poderá dialogar. Segundo Ednaldo, Aranha tem histórico de militância na esquerda.

A professa Ana Costa, outro quadro político citado pelo presidente do PT, é um nome importante, em sua opinião, para o processo de construção da aliança de esquerda em Alagoinhas. “Ana precisará definir sua situação no PSB, que também abriga a secretária municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Sonia Fontes”, disse Ednaldo, pontuando “que a permanência da secretária na sigla socialista seria um obstáculo para integrar o partido à aliança de esquerda que o PT pretende construir”.

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje