Projetos são selecionados para apresentação em simpósio

Cinquenta colégios da rede estadual ligados ao Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) tiveram suas inscrições homologadas para a participação no Simpósio de Práticas Pedagógicas, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, em Salvador.
Da lista, 24 relatos serão classificados por uma comissão julgadora e, desses, oito serão premiados e apresentados oralmente, durante o evento. O resultado da seleção e dos finalistas será divulgado no dia 20 deste mês, através do Portal da Educação. 
Durante o Simpósio, serão apresentados projetos e relatos de experiências vivenciadas por estudantes e professores pertencentes às unidades escolares inseridas no Programa Ensino Médio Inovador nos seus diversos Campos de Integração Curricular (CIC): Acompanhamento pedagógico; Iniciação cientifica e pesquisa; Mundo do trabalho; Língua adicionais/estrangeiras; Cultura corporal; Produção e fruição das artes; Comunicação, cultura digital e uso de mídias e Protagonismo juvenil.
O Simpósio de Práticas Pedagógicas foi concebido com o objetivo de estimular práticas pedagógicas inovadoras e eficazes que resultem na melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens no Ensino Médio, no universo das unidades escolares que desenvolvem o ProEMI.
A premiação será constituída de certificados, concedidos às unidades escolares que postaram os 24 trabalhos selecionados pela comissão julgadora, formada por técnicos/professores da Secretaria da Educação, e de publicação dos mesmos no Portal da Educação. Já as oito escolas finalistas receberão troféus. A publicação desses premiados se dará entre os dias 2 e 5 de outubro.
ProEMI
O Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) tem a finalidade de estimular nas escolas públicas estaduais na busca de inovações pedagógicas para melhorar a qualidade da educação, dando ênfase à reestruturação do currículo a partir das dimensões Ciência, Tecnologia, Trabalho e Cultura.
A proposta do ProEMI é que sejam realizadas atividades teóricas e práticas, promovendo, assim, impactos e transformações na superação das desigualdades; universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio; consolidação da identidade educacional; oferta de oportunidades para aprendizagens significativas para jovens e adultos; e reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis.
Atualmente, o ProEMI atende 387 unidades escolares em todos os territórios da Bahia, tendo beneficiado, no ano passado, 192 mil estudantes.
Fonte: Secretaria da Educação 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo