Projetos de estudantes da rede estadual são premiados na Febrace

sec
Os es­tu­dantes da rede es­ta­dual da Bahia fi­zeram bo­nito na 14ª edição da Feira Bra­si­leira de Ci­ên­cias e En­ge­nharia (Fe­brace), que en­cerrou na sexta-feira (18/03), em São Paulo. Dos 11 pro­jetos da rede es­ta­dual par­ti­ci­pantes, três foram pre­mi­ados. Os pro­jetos “Motor Dance: um fo­mento à prá­tica da dança e exer­cício fí­sico aos alunos por­ta­dores de ne­ces­si­dades es­pe­ciais”, “Ler ou não ler? Eis a questão” e “Evo­lu­tion – pro­posta de nova des­cen­dência das aves”, se des­ta­caram, ga­ran­tindo, ao todo, oito prê­mios e cer­ti­fi­ca­ções em di­versas ca­te­go­rias.

Do mu­ni­cípio de Va­lente, a 238 km de Sal­vador, foram dois pro­jetos pre­mi­ados: Motor Dance e Evo­lu­tion, res­pec­ti­va­mente dos co­lé­gios es­ta­duais César Borges e Wilson Lins. Os es­tu­dantes Ivan Pedro dos Santos, 17 anos, e Gleice Élen Fer­reira da Silva, 16, reu­ti­lizam pneus, ma­deiras e con­troles de vi­de­o­games para criar o Motor Dance, um ta­pete de dança uti­li­zado para cri­anças com ne­ces­si­dades es­pe­ciais da As­so­ci­ação de Pais e Amigos dos Ex­cep­ci­o­nais (Apae).

O en­ge­nhoso pro­jeto, que alia sus­ten­ta­bi­li­dade e en­ge­nharia, conquistou o prêmio Con­tri­buição em Tec­no­logia As­sis­tiva. “Este prêmio teve um sig­ni­fi­cado muito grande para mim, nunca imaginei par­ti­cipar de uma feira im­por­tante e ainda ser pre­miado. Vou car­regar essa ex­pe­ri­ência para minha vida e ainda posso re­passar para os meus co­legas o apren­di­zado ad­qui­rido. Valeu a pena todo o es­forço”, de­clarou o es­tu­dante, Ivan Pedro.

Com quatro prê­mios con­quis­tados na Fe­brace, o pro­jeto “Evo­lu­tion – pro­posta de nova des­cen­dência das aves” ques­tiona a real des­cen­dência das aves a partir de cons­ta­ta­ções que evi­den­ciam se­me­lhanças das aves com uma es­pécie dos di­nos­sauros. “Foi minha pri­meira par­ti­ci­pação na Fe­brace e estou vol­tando cheia de novas ex­pec­ta­tivas”, conta a es­tu­dante do 3º ano, Alice Mas­ca­re­nhas, 18. Ela acres­centa qual foi o me­lhor mo­mento da pre­mi­ação. “Eu fi­quei em­pol­gada todas as vezes que subi ao palco, mas gostei quando re­ce­bemos o 2º lugar geral em Ci­ên­cias Bi­o­ló­gicas”, re­vela.

O pro­jeto também re­cebeu os prê­mios Agência de Ino­vação USP; Prêmio Re­vista ECO 21 e cre­den­cial para par­ti­cipar de um evento Ju­a­zeiro do Norte, Ceará. Além de ga­rantir a pu­bli­cação do ar­tigo na re­vista ci­en­tí­fica como me­lhor pro­jeto da Bahia.

In­cen­tivo à lei­tura – Ide­a­li­zado pela es­tu­dante Adryana da Paixão, 18 anos, o pro­jeto “Ler ou não ler? Eis a questão” con­quistou três pre­mi­a­ções: des­taque ini­ci­ação ci­en­tí­fica pela Abric; 3º lugar des­taque Fe­brace, por área de co­nhe­ci­mento; e cre­den­ci­a­mento para par­ti­cipar da V Feira de Ci­ên­cias do Se­miá­rido Po­ti­guar em Mos­soró, Rio Grande do Norte, no mês de ou­tubro. “Foi en­ri­que­cedor par­ti­cipar da Fe­brace pelo co­nhe­ci­mento ad­qui­rido e pelo re­co­nhe­ci­mento que o pro­jeto teve. Essa ex­pe­ri­ência foi de­ci­siva para a es­colha do curso de Le­tras que quero fazer”, diz a es­tu­dante do 4º ano do curso téc­nico de nível médio de Pe­tróleo e Gás do Ceep em Con­trole e Gestão do Nor­deste Baiano Pedro Ri­beiro Pessoa, em Catu.

O pro­jeto in­cen­tiva os es­tu­dantes para a lei­tura dos li­vros clás­sicos de li­te­ra­tura. Para isso al­gumas ações são de­sen­vol­vidas. “Com os es­tu­dantes do Ceep, re­a­li­zamos cír­culos de lei­tura a cada 15 dias e re­a­brimos a bi­bli­o­teca com um tra­balho de vo­lun­ta­riado que já conta com a adesão de 23 es­tu­dantes”, in­forma or­gu­lhosa a ori­en­ta­dora do pro­jeto, a pro­fes­sora de Língua Por­tu­guesa, Eli­san­gela So­ares.

Fe­brace – A Fe­brace é a maior feira bra­si­leira pré-uni­ver­si­tária de Ci­ên­cias e En­ge­nharia do País e tem o ob­je­tivo de es­ti­mular o com­pro­me­ti­mento do jovem pelo es­tudo ci­en­tí­fico. Na Fe­brace par­ti­cipam pro­jetos de es­tu­dantes dos en­sinos Fun­da­mental, Médio e Téc­nico de es­colas pú­blicas e par­ti­cu­lares de todo o Brasil.

Fonte: SEC Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo