Projeto Seja! incentiva retomada dos estudos

Uma iniciativa patrocinada pela Braskem, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem o objetivo de elevar a escolaridade de adultos em Camaçari e Dias D’Ávila, na região metropolitana.

Em vez de reduzir as chances de educação, como pode-se verificar na trajetória do setor no país, o Projeto Seja! incentiva a volta à sala de aula de quem já havia desistido de estudar, pois não são poucas as dificuldades enfrentadas para quem tem menos recursos.

O projeto de perfil inclusivo já matriculou 105 alunos com mais de 18 anos, que agora têm a oportunidade de concluir o ensino médio, além de qualificar-se como eletricista, instalador residencial, controlador e programador de produção ou almoxarife.

A metodologia é a de reconhecimento de saberes do Sesi: são identificadas, validadas e certificadas as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e de trabalho do estudante.

Buscar na experiência de vida do próprio aprendiz as melhores formas de favorecer o aprendizado é a fórmula cuja aceitação, em escala mundial, vem da dedicação dos melhores educadores brasileiros, cujo legado é hoje reconhecido, apesar das históricas dificuldades.

O projeto é voltado para pessoas de baixa renda e visa elevar a escolaridade de jovens e adultos que ainda não possuem o ensino médio, proporcionando ao aluno uma oportunidade de formação para a sua recolocação no mercado de trabalho.

O ensino médio é dividido em quatro áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. As aulas da área de linguagem já foram encerradas e as de matemática começaram em janeiro e seguem até este mês.

“Mesmo com mais de 70 anos decidi ir até a Polícia Federal [me entregar] porque alguém tinha que provar que o juiz Moro era criminoso e que os representantes do MP que me acusaram eram mentirosos”

Lula, ex-presidente, durante cerimônia em que recebeu o título de cidadão honorário de Paris

 

Fonte: Levi Vasconcelos/A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo