Projeto da União Europeia começa a ser executado em Alagoinhas

ONG AVSI 1

Representantes da Organização Não Governamental (ONG) AVSI Brasil estiveram ontem (3), em Alagoinhas, para reuniões e início da parte prática do projeto financiado pela União Europeia (UE). O cronograma, apresentações e visitas em campo foram definidos entre as secretarias de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN), Assistência Social (SEMAS) e a ONG. O projeto será executado nos próximos 30 meses.

Essa primeira etapa é fundamental. Trata do conhecimento e realidade de Alagoinhas (estudos/pesquisas). Atualmente, o tema da cidade sustentável envolve o setor privado. Alagoinhas possui muitas indústrias instaladas no território e o projeto visa estreitar esses laços entre o público e o privado para investimentos sociais.

Essa parceria proporciona melhorias no que tange a saúde, educação, infraestrutura, esportes, cultura e lazer da população. Primeiramente, eles vão avaliar as regiões que estão no entorno da nossa ‘antiga’ base industrial (Cruzeiro do Monte e Jambeiro) e a nova área industrial que está consolidada.

No mês de setembro será realizada uma apresentação para todos os setores da cidade (sociedade, indústrias, empresários, associações comerciais, vereadores). Esse projeto envolve secretarias como as de Educação (SEDUC), Assistência Social (SEMAS), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), conselhos municipais, associações de moradores, entre outros.

Projeto

Uma cidade sustentável que englobe o desenvolvimento econômico e social. É dessa forma que Alagoinhas foi beneficiada através de um projeto apresentado a União Europeia (UE) no qual foi vencedora de um processo seletivo e conseguiu investimentos para a elaboração de projetos sustentáveis. O projeto vai ajudar o município a definir estratégias e formas para criar novas parcerias com setores públicos/privados e do terceiro setor.

A UE é financiadora dessa iniciativa, ou seja, ela está doando os recursos para a Prefeitura de Alagoinhas, que repassa diretamente para AVSI.

Segundo Fabrizio Pellicelli, diretor nacional da AVSI, eles vão trabalhar com um plano de estratégia de atração do setor privado. “Também utilizaremos regras que existem no Brasil de incentivos fiscais. Portanto, o nosso objetivo é um diálogo forte com o setor privado para, através de uma estratégia de desenvolvimento, envolver eles como atores/protagonistas.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Amilton André

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo