Produção científica nas escolas estaduais beneficia 300 mil estudantes

 O Pro­grama Ci­ência na Escola, de­sen­vol­vido pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia com o ob­je­tivo de inovar e es­ti­mular o gosto dos es­tu­dantes da rede es­ta­dual pelo es­tudo ci­en­tí­fico, con­tará com o re­forço es­pe­cial de uni­ver­si­dades pú­blicas da Bahia, em 2016. O for­ta­le­ci­mento desta par­ceria com as ins­ti­tui­ções de en­sino su­pe­rior, propõe am­pliar a for­mação de pro­fes­sores e, con­se­quen­te­mente, po­ten­ci­a­lizar o al­cance do pro­grama nas es­colas, con­forme o Educar para Trans­formar – um Pacto pela Edu­cação.
“Vamos for­ta­lecer o diá­logo com as ins­ti­tui­ções de en­sino su­pe­rior. Já temos uma boa par­ceria que vem ge­rando ótimos re­sul­tados, mas é pre­ciso for­ta­lecer com os grupos de pes­quisa e en­volver mais a uni­ver­si­dade com foco nas for­ma­ções de pro­fes­sores e am­pliar o al­cance do pro­grama”, afirma a co­or­de­na­dora do Ci­ência na Es­cola, Shirley Costa, ao des­tacar que, em 2015, o pro­grama al­cançou 458 es­colas de 300 mu­ni­cí­pios, be­ne­fi­ci­ando mais de 300 mil es­tu­dantes com a edu­cação ci­en­tí­fica.
Ba­lanço 2015 – Além do nú­mero re­corde de par­ti­ci­pação de pro­fes­sores e es­tu­dantes nas feiras es­co­lares e na qua­li­dade da pro­dução ci­en­tí­fica es­tu­dantil nas es­colas da rede es­ta­dual, o ano de 2015 foi mar­cado pela pre­mi­ação má­xima na Feira Bra­si­leira de Ci­ên­cias e En­ge­nharia (Fe­brace). As es­tu­dantes Be­a­triz Pe­reira e Thayná do Santos, do Co­légio Es­ta­dual Antônio Carlos Ma­ga­lhães, do mu­ni­cípio Antônio Car­doso con­quis­taram o pri­meiro lugar na Fe­brace, com o pro­jeto “For­ta­le­ci­mento da iden­ti­dade negra e qui­lom­bola em An­tonio Car­doso – Bahia”. O tra­balho ob­teve, também, o re­co­nhe­ci­mento da In­ter­na­ti­onal Sci­ence and En­gi­ne­e­ring Fair (Intel ISEF), em Pitts­burhg, na Pen­sil­vânia, nos Es­tados Unidos.

Fonte: Ascom Secretaria de Educação/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo