Prejuízo da Vale em dólares supera o PIB de 49 países

complexo-vargem-grande-da-vale-em-nova-lima-mg

O prejuízo da mineradora Vale no ano passado, de US$ 12,129 bilhões (equivalentes a R$ 44 bilhões), é maior do que o PIB (Produto Interno Bruto) de 49 países, individualmente.

O resultado foi o pior já registrado por uma empresa de capital aberto no Brasil desde 1986, segundo a consultoria Economática.

Os dados foram levantados no site do FMI (Fundo Monetário Internacional). Confira na galeria de fotos acima os países que têm PIB menor do que o prejuízo da Vale no ano passado.

Guiné e Simandou

Entre os países da lista, chama atenção a Guiné, que tem um PIB equivalente a cerca de metade do prejuízo da Vale.

Na Guiné, está a mina de Simandou, uma das mais valiosas do mundo em minério de ferro, e talvez um dos projetos mais polêmicos em que a mineradora brasileira se envolveu.

A exploração de Simandou tinha sido concedida pelo governo da Guiné à australiana Rio Tinto, rival internacional da Vale.

O contrato com a Rio Tinto, no entanto, foi desfeito em 2008, porque o governo alegou que as obras estavam andando muito devagar. A concessão foi transferida ao BSG Group.

Em 2010, a BSG vendeu 51 por cento de seus ativos na Guiné para a Vale em 2010, quando elas criaram a joint venture VBG em um acordo de 2,5 bilhões de dólares.

Em 2014, o Governo da Guiné concluiu que a BSGR teria obtidos seus direitos de concessão, em 2008, por meio de corrupção de autoridades governamentais e revogou os direitos de mineração da VGB.

Embora tenha feito a ressalva de que a Vale não estava envolvida nas negociações, a licença foi revogada para a joint venture, e a Vale ficou de fora do projeto, depois de ter investido mais de 700 milhões de dólares nele.

Fonte: Exame

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo