Prefeitura reinaugura Escola Municipal Santa Luzia

A Prefeitura reinaugurou, neste domingo (28), mais uma escola completamente requalificada. Localizada no Povoado da Calu, a Escola Municipal Santa Luzia foi ampliada, reformada e transformada em um ambiente seguro e equipado para os alunos matriculados na unidade de ensino.

Através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o governo Joaquim Neto trouxe uma nova estrutura à escola, que conta agora com mais duas salas, dois banheiros, área coberta, muro, nova pintura e acessibilidade.

Foto: Roberto Fonseca

“As melhorias foram consideráveis, porque a gente já tinha aqui um banheiro que estava sem utilizar, que foi transformado em almoxarifado para produtos de limpeza, o que ajudou bastante, porque os produtos que ficavam na sala tiveram um lugar adequado. Também foram construídos 2 banheiros. Temos acessibilidade hoje, que não havia. O portão, havia só o de lá, com um batente. A área de fora os meninos amaram, porque tem mais espaço para eles brincarem, porque ali do lado antes era mato, agora tem espaço para eles correrem. Me encontro muito feliz, pois estamos fazendo valer, na prática, o que está disposto na Carta Magna de 1988, no seu art. 6°, que é o direito à educação”, afirmou a diretora da escola Aline Oliveira Bastos, que salientou a importância da equipe, do trabalho conjunto, das professoras e da vice-diretora, Daiane dos Santos Lopes Ribeiro, na luta pela reforma e nos avanços conquistados.

Foto: Roberto Fonseca

Fundada em 1977, a partir de um terreno doado e funcionando, inicialmente, com séries conjuntas, a Escola Municipal Santa Luzia, que desde 2008 não passava por uma reforma significativa, tem agora cores novas, muros que estampam lápis e mostram os caminhos possíveis das formas de colorir, desenhar e vislumbrar novos caminhos através da Educação. A unidade passou por uma intervenção histórica da SEDUC e conta agora com instalações adequadas para receber as crianças.

Foto: Roberto Fonseca

“Conseguimos resgatar, dentro da Secretaria Municipal de Educação, a chama que estava apagada pelo descaso que tivemos com a educação durante alguns anos. Pegamos unidades acabadas. Hoje estamos atingindo a ordem de 50 unidades com processo de requalificação e não reinauguramos todas, porque o entendimento do nosso prefeito não é só ficar bem na foto, é desenvolver trabalho. Não é só mostrar na foto, é estar dentro da unidade, junto com a comunidade. E esses avanços a gente deve a um trabalho conjunto”, enfatizou o secretário municipal de educação, Jean Afonso, que destacou também a parceria entre as instâncias municipais, o compromisso do prefeito, que acompanha de perto das ações da SEDUC, e o apoio dos educadores e da equipe técnica, envolvidos no processo de requalificação das unidades escolares.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo o prefeito Joaquim Neto, as obras contínuas em escolas municipais refletem a responsabilidade com que a gestão municipal encara os desafios da Educação, em uma busca permanente por qualidade em estrutura, ensino-aprendizagem, transporte, alimentação escolar e inclusão social.

“Encontramos a educação de Alagoinhas praticamente destroçada. Essa unidade, aqui na Calu, se resumia a poucos cômodos, embora atendesse a toda uma comunidade. Essa comunidade teve um papel fundamental nesse processo de requalificação. Então é um dia muito feliz, de entrega de uma escola com o dobro de capacidade para os seus alunos, feita com recursos próprios da Prefeitura de Alagoinhas, com acessibilidade para os nossos estudantes”, disse Joaquim Neto, que salientou ainda o investimento prioritário do governo municipal para construir sobre as bases sólidas da educação avanços significativos.

Foto: Roberto Fonseca

A nova estrutura beneficia mais de 100 crianças matriculadas na unidade de ensino.

Para o vereador Anderson Baqueiro, que destinou uma emenda à requalificação da Escola Municipal Santa Luzia, a Calu é uma área em desenvolvimento que precisa ser olhada e observada como um polo importante da região. “É uma manhã importante, histórica para a comunidade da Calu, e uma demanda antiga, que outros prefeitos não conseguiram atender. Hoje, a comunidade, que era apenas uma comunidade rural, tem praticamente a dimensão de distrito. Parabenizo Joaquim Neto pela iniciativa. Espero, independente de bandeira partidária, e torço para que a cidade possa se desenvolver, possa crescer”, pontuou, durante a solenidade de reinauguração da unidade de ensino.

Ainda durante a reinauguração da escola, no domingo, e dando continuidade à sequência de obras de infraestrutura e urbanização, o prefeito Joaquim Neto aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma melhoria à comunidade da Calu. O gestor assinou, no mesmo dia, a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação do entorno da praça da Calu.

Foto: Roberto Fonseca

No total, serão mais de 84 mil reais investidos pela gestão municipal na execução da obra, que começa esta semana, com recursos do fundo municipal.

Segundo o líder do governo na Câmara, Cleto da Banana, que também esteve na solenidade, os investimentos em grandes obras estruturantes e o trabalho contínuo em todos os cantos da cidade são uma resposta positiva da gestão municipal, que avança com frentes de trabalho tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Vice-prefeita e secretária municipal da pasta de Cultura, Iraci Gama acrescentou que “um processo de requalificação para melhor atender à comunidade é sempre motivo de satisfação’. A professora destacou o trabalho de integração junto às comunidades, enfatizando que “é fundamental estar junto às comunidades, escutando, trabalhando de forma conjunta, e mostrando que aquilo que elas consideram significativo é respeitado pelo poder público”.

A Secretaria Municipal de Educação informou que segue com o trabalho de manutenção e requalificação das unidades escolares e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pelas obras do entorno da praça, comunicou que o maquinário para execução das intervenções já está no local.

A solenidade contou também com a participação dos vereadores Raimundo Alves (“Gode”), Edilson Ferreira (“Duy do Frango”) e Jorge de Santana (“Jorge da Farinha”), além do corpo de profissionais da escola, de membros da associação comunitária da Calu e da 1ª secretária da associação de moradores, Cristiane Maria de Souza.

Confira as fotos:

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Roberto Fonseca

 
 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo