Prefeitura leva faxinaço contra a dengue, zika e chikungunya para o Barreiro

Comissão de Arboviroses da Prefeitura Municipal de Alagoinhas iniciou o cronograma de faxinaços nesta quinta-feira (20). A região foi escolhida pelo alto risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir dengue, chikungunya e zika vírus.

O Barreiro foi escolhido como ponto de partida para o faxinaço devido ao alto índice de infestação predial no local, que já chega a 6,22%, enquanto o índice médio no município, segundo informações da comissão, é de 3,7%. Ao todo foram detectados 30 pontos críticos na região.

Com o uso de retroescavadeiras foi feita a retirada do lixo que se acumulava nas ruas e em terrenos baldios, além da borrifação de larvicida nas residências. Cerca de 130 pessoas integram a equipe de campo do faxinaço, composta por agentes e supervisores de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários da Biosanear.

A ação teve início na terça-feira (18), quando foram realizadas palestras e atividades educativas nas escolas da região. Na quarta-feira (19), foram entregues sacos de lixo para o população, recolhidos já nesta quinta-feira (20) pela equipe do faxinaço na localidade do Barreiro de Cima. Nesta sexta-feira (21), é a vez do Barreiro de Baixo.

Morador do Barreiro há mais de 20 anos, o aposentado João Luciano Gomes, 78 anos, fez um apelo aos amigos e vizinhos da comunidade. “A população precisa se conscientizar. Eu espero que com a retirada do lixo das ruas a situação melhore e não voltem a jogar lixo nas ruas”.

 

Fonte: SECOM PMA/Foto: Bigu Góes/SECOM

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo