Prefeitura inicia inquérito epidemiológico nos bairros

Em Alagoinhas, a Prefeitura – que tem intensificado ações de enfrentamento à COVID-19 – avançou, nesta quarta-feira (15), com a realização de inquérito epidemiológico, nos bairros, para ampliar a detecção do novo coronavírus. Devidamente paramentados, profissionais realizaram visitas, casa a casa, nesta quarta-feira (15), com entrevistas, orientações e aplicação de questionário a moradores do Parque São Bernardo, 1ª localidade da zona rural a contar com a ação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), responsável pela iniciativa, o inquérito epidemiológico começa na zona rural, nos bairros onde foram registrados maior número de casos da COVID-19, levando em consideração o quantitativo de óbitos, em decorrência da doença infecciosa viral respiratória, na localidade, com prioridade também para as áreas da zona rural que apresentam maior número de crianças com diagnóstico de infecção por coronavírus.

Foto: Roberto Fonseca

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo destaca, entretanto, que a ação não é pontual, e que contemplará tanto localidades da zona urbana quanto áreas da zona rural onde foi registrado aumento significativo de pacientes identificados com a doença.

“Nossas equipes estão mobilizadas, em campo, e essa investigação permitirá a execução de novas medidas para o controle da pandemia. Com dados consolidados, reduzimos as subnotificações, ampliamos as ações e chegamos a um mapeamento mais preciso dos casos, por bairro”, ressaltou Rosania Rabelo.

Os objetivos principais, segundo a gestora da pasta, são identificar quantos moradores já tiveram contato com o vírus, monitorar os casos, orientar a população sobre os cuidados e reduzir os índices de contágio.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo o prefeito Joaquim Neto, as ações fazem parte de uma série de medidas estratégicas adotadas para interromper a cadeia de transmissão do coronavírus na cidade. O Chefe do Executivo Municipal salientou que, no início do mês, cerca de mil testes foram realizados, em Alagoinhas Velha, e reforçou que as equipes de saúde chegarão, com o inquérito epidemiológico, também às demais localidades.

Foto: Divulgação

Só nesta quarta-feira, mais de 180 casas foram visitadas, com abordagem dos profissionais de saúde, e um munícipe apresentou IgG reagente para a COVID-19. De acordo com as equipes, moradores que apresentam quadro de síndrome gripal, mas ainda não chegaram ao 10° dia de sintoma – e, por isso, não podem passar pelo teste rápido –, foram referenciados a unidades de saúde para avaliação.

Passaram pela testagem aqueles que informaram quadro compatível com a doença infecciosa viral respiratória e completaram 10 dias, desde o aparecimento dos primeiros sintomas.

Foto: Divulgação

Eliana Ferreira, diretora da Atenção Básica, que acompanhou de perto a ação, salientou a importância do protocolo. Segundo ela, a realização do teste rápido fora do período recomendado pode apontar para o que os profissionais de saúde chamam de “falso negativo”. Por isso, todas as equipes atuam seguindo integralmente as determinações.

Moradora do Parque São Bernardo há 20 anos, Rita Maria de Santana, que recebeu a visita dos profissionais de saúde, avaliou positivamente a iniciativa. “É um projeto importante (…) pela saúde da gente, proteção. Fui bem atendida e gostei muito”, relatou.

Ex-agente comunitária e moradora da região, Marizete Santos foi categórica, ao expressar a opinião sobre o inquérito epidemiológico realizado. “Ótimo. Amei. Nossa comunidade é pequena (…). Foi muito bom. Mesmo aposentada, eu cuido desse conjunto. (…) Isso aqui é a minha vida, eu gosto muito, muito, daqui. (…) aqui tem muito hipertenso, muito diabético” revelou.

Novas ações

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes realizam o inquérito epidemiológico amanhã (16), na localidade do Km 12, também zona rural. Na sexta-feira (17) e no sábado (18), a SESAU realiza a ação de enfrentamento ao coronavírus na Central de Abastecimento, e o governo municipal inicia a próxima semana ampliando a ação, com inquéritos epidemiológicos na zona urbana, voltados aos bairros que registram maior quantitativo de diagnósticos conclusivos para coronavírus. No que se refere à zona rural, estão previstas, ainda na próxima semana, ações em Pedra de Cima e no distrito de Riacho da Guia.

 

Testagem COVID-19

Foto: Divulgação

Segundo Eliana Ferreira, diretora da Atenção Básica, que acompanhou a ação no Parque São Bernardo, a testagem é realizada de acordo com critérios epidemiológicos, após investigação e triagem feita pelos profissionais.

Pacientes com dispneia são referenciados para a Unidade de Pronto Atendimento. Munícipes assintomáticos que tiveram contato com casos confirmados e apresentarem resultado positivo para COVID-19 entram para o quadro de monitoramento da Vigilância e recebem – assim como os membros da família – recomendações imediatas dos profissionais, assim como protocolos de isolamento.

As pessoas que apresentam quadro gripal, mas ainda não chegaram ao 10° dia de sintoma recebem, das equipes, encaminhamento para as unidades de saúde para avaliação, e aquelas que não apresentam sintomatologia nem tiveram contato com casos positivos apenas recebem orientações dos profissionais de saúde.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo