Prefeitura e FCA dialogam sobre revitalização da estação
Uma Parceria Público Privado (PPA) entre Prefeitura, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e empresas privadas é o caminho mais ágil e eficiente para a revitalização da Estação São Francisco. Foi assim que ficou definido na manhã dessa sexta-feira, 21, em uma reunião que ocorreu no gabinete da Prefeitura, onde participaram, além do prefeito Paulo Cezar, o presidente da FCA Marcello Magistrini Spinelli, secretários, vereadores e membros da Fundação Iraci Gama.
Na oportunidade foi apresentado o projeto de revitalização elaborado pela fundação. O presidente da FCA recebeu o material e sugeriu como ele poderá ser executado. “Podemos ajudar de várias formas. Seja dando um formato mais técnico para a captação dos recursos, efetivamente com recursos, mas também buscando as parcerias das grandes empresas que hoje estão instaladas na cidade”, frisou.
Segundo Marcello Magistrini Spinelli, “é um grande investimento, que envolve uma questão cultural importante, além de trazer um centro de memória e utilização para a cidade se tornar uma atração turística”.
Com a questão dos incentivos fiscais, através da Lei Rouanet, as empresas instaladas em território alagoinhense poderão colaborar. Para o prefeito Paulo Cezar, esse é um passo muito importante “e agradeço a presença do presidente da FCA e por ter abraçado esse projeto. Tenho certeza que essa parceria vai dar certo e vamos entregar à população uma das estações mais modernas do país. Vou de porta em porta (empresas) apresentar o projeto da Fundação Iraci Gama e tenho certeza que as empresas locais, bem como o comércio da cidade, vão apoiar essa causa”, finalizou.
Na última semana, uma audiência pública debateu exatamente a viabilidade do retorno do trem de passageiros (Salvador x Alagoinhas passando por Conceição de Feira). A idealizadora do projeto e uma das mais personalidades atuantes para a reforma e retorno das viagens de passageiros, a professora Iraci Gama, foi pontual ao falar sobre a questão: “Estamos tratando de um projeto que já está tecnicamente aprovado. O que precisamos agora é, exatamente, dessas parcerias. Fico feliz em saber que a FCA vai nos ajudar e espero que, em breve, possamos ver a nossa estação totalmente ‘nova’ e com o retorno das viagens de passageiros”.
A FCA já está com o projeto em mãos e, após análise, vão manter contato com a fundação e o município.
Fonte: SECOM Alagoinhas/Foto: Amilton André