Prefeitura de Alagoinhas manifesta interesse em participar do Projeto Minha Cidade Inteligente

Fabrício Faro (foto), secretário municipal de Educação, entrou em contato com o editor do site Alagoinhas Hoje para demonstrar que a prefeitura manifestou interesse em participar do projeto Minha Cidade Inteligente, coordenado pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Projeto Minha Cidade Inteligente é parte integrante do Programa Brasil Inteligente, instituído pelo Decreto 8776 de 11 de maio de 2016. O Brasil Inteligente tem os seguintes objetivos:

I – expandir as redes de transporte em fibra óptica;
II – aumentar a abrangência das redes de acesso baseadas em fibra óptica nas áreas urbanas;
III – ampliar a cobertura de vilas e de aglomerados rurais com banda larga móvel;
IV – atender órgãos públicos, com prioridade para os serviços de educação e de saúde, com acesso à internet de alta velocidade.
V – ampliar a interligação com redes internacionais de telecomunicações;
VI – promover a implantação de cidades inteligentes;
VII – promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em tecnologias móveis de quinta geração;
VIII – fomentar o desenvolvimento e a adoção de soluções nacionais de internet das coisas e sistemas de comunicação máquina a máquina;
IX – promover a capacitação e a qualificação profissional em tecnologias da informação e comunicação;
X – disponibilizar capacidade satelital em banda larga para fins civis e militares; e
XI – expandir redes de transporte em fibra óptica na Amazônia por meio de cabos subfluviais.

Uma cidade inteligente pode ser definida como um território que traz sistemas inovativos e TICs dentro da mesma localidade. Dentro dessa perspectiva, o projeto Minha Cidade Inteligente objetiva, além da implantação de redes e sistemas de alta capacidade, implantar serviços e infraestrutura de monitoramento e acompanhamento das condições locais, permitindo gerar dados para criação de aplicações inovadoras, bem como permitir o amplo acesso às informações. Além disso, buscará prover às localidades alta capacidade de formação e capacitação da população.

Alagoinhas está na lista oficial da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No link abaixo, em PDF, é possível visualizar as cidades que manifestaram interesse em participar do Projeto Minha Cidade Inteligente.

PROJETO MINHA CIDADE INTELIGENTE 

 

Fonte sobre o projeto: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje