Prefeito Joaquim Neto não cumpriu agenda com sintomas da COVID-19

Respondendo aos questionamentos feitos por sites e mensagens veiculadas em redes sociais, a Prefeitura de Alagoinhas esclarece que o prefeito Joaquim Neto não cumpriu agenda ou participou de reuniões presenciais com sintomas de Covid-19, durante 12 dias.

Joaquim Neto coletou amostra para exame de coronavírus RT-PCR na terça-feira, dia 07 de julho, no Laboratório Municipal, após apresentar sintomas da doença no dia anterior, 06 de julho. A amostra foi enviada ao LACEN e o resultado positivo para Covid-19 saiu na manhã da última quarta-feira, 8 de julho.

A gestão municipal reforça que o isolamento domiciliar do prefeito teve início já na segunda-feira (06), e que como se encontra dentro do período de transmissão do vírus, o gestor segue em quarentena, trabalhando de casa e recebendo tratamento, conforme relatório médico (foto) emitido nesta quinta-feira (09), quando esteve na UPA de Santa Terezinha, para a realização de exames.

Em relação à data de 25 de junho que consta no resultado do exame do LACEN, como marca do início dos sintomas, a gestão informa que trata-se de uma notificação anterior realizada pela Vigilância Municipal Epidemiológica, pelo fato de o prefeito, no dia 25 de junho, ter sido listado entre os que tiveram contato com uma das pessoas testadas positivo para COVID -19, no município.

É preciso esclarecer que a notificação no sistema do Ministério da Saúde é realizada com diversas informações a serem preenchidas, como sintomas e data de início dos sintomas.

Nos casos de contato com paciente positivo e ausência de sintomas – como foi a situação do prefeito – para a realização do exame no LACEN, a data a ser informada no local “início dos sintomas”, passa a ser o dia em que a pessoa teve o contato com o caso positivo.

Em virtude dessas considerações, é de muita importância assinalar que, se o prefeito, de fato, tivesse apresentado sintomas de Covid-19 no dia 25 de junho, na data de hoje, 10 de julho, após terem decorridos 16 dias, já teria evoluído para alta.

Não se pode perder de vista também que a gestão municipal tem agido com total transparência em relação ao teste positivo para COVID-19 do prefeito Joaquim Neto, assim como ocorre com a situação epidemiológica do município e as medidas de prevenção, controle e combate à pandemia.

Era o que cabia explicitar aos veículos de comunicação e à sociedade alagoinhense, que são merecedores de tal atenção, dada a relevância do caso, sendo que, qualquer outra alegação que seja diferente do acima descrito será fruto de mera especulação, uma vez que escapa da veracidade dos fatos.

Veja relatório médico:

 

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje