Prefeito de Alagoinhas, Wagner e ministro participam da assinatura da duplicação da BR-101

O prefeito Paulo Cezar recebeu convite do governador Jaques Wagner para participar da assinatura de ordem de serviço para a elaboração dos projetos e obras da duplicação da BR -101 (lotes 01, 02, 03 e 04) e BR-116 (lote 06), bem como do anel oeste do município de Feira de Santana. O evento acontecerá nesta sexta-feira,22, às 10 horas, no auditório do Hotel Íbis, à Rua Coronel José Pinto dos Santos, 700, Bairro de São João, em Feira de Santana. O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos estará presente ao ato.

Para o prefeito, a duplicação impulsionará ainda mais o município ao caminho do desenvolvimento. “Novos empreendimentos virão, haverá certamente uma expansão imobiliária, sem contarmos com o fator segurança já que uma pista duplicada evita muitos acidentes”. E foi pensando em segurança que, dentro da duplicação, a gestão municipal de Alagoinhas inseriu um projeto para a passagem de nível da Avenida Ayrton Senna para a estrada de Araçás.

A secretaria Sonia Fontes afirmou que a passagem de nível foi aceita e está incluída na obra de duplicação e deverá ser subterrânea. “Esperamos que a passagem seja a obra inicial da duplicação, porque é muito importante evitar acidentes”, explicou a secretária.

Esta parte da duplicação da BR – 101 faz parte do trecho no qual Alagoinhas está inserida – de Estância (SE) até Feira de Santana. De acordo com Sônia Fontes, quatro empresas vão dividir as obras nos quatro lotes abertos pelo ministério. “Isso significa que todos os lotes entrarão em obras simultaneamente”, disse.

Explicou que, “no caso de Alagoinhas todos os entroncamentos com essa via foram estudados exaustivamente, porque entendemos que já é um trecho urbano, sem contar com a ampliação da cidade para a Linha Verde. Esse é um trecho quem acreditamos ser um grande vetor de crescimento, que já possui vários empreendimentos e com propostas de ampliação do crescimento imobiliário”.

A duplicação neste trecho do Nordeste foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, em abril último, em visita a Feira de Santana. O edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU), prevê a construção de 165,4 km da nova pista, no trecho da divisa BA/SE ao entroncamento com a BR-324, na Bahia.

O edital de duplicação da BR-101/BA abrange a construção de nova pista paralela à existente, com duas faixas de rolamento e acostamentos, restauração da pista antiga e adequação de todas as travessias urbanas com construção de passarelas e acessos em desníveis. Pelo cronograma, as obras começam ainda em agosto deste ano e terminam em dezembro de 2017.

A BR – 101 atravessa 12 estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em toda sua extensão é denominada oficialmente Rodovia Governador Mário Covas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje